O cadastro único municipal de protetores e cuidadores de animais abandonados pode ser instituído na cidade de Manaus. O objetivo é valorizar os protetores de animais e facilitar o atendimento e tratamento de animais em situação de rua. O projeto de lei 164/2019 é de autoria do vereador Eloi Abreu (PHS).
Conforme Eloi Abreu, além da promoção e valorização dos protetores de animais abandonados do município, a proposta pretende facilitar o fornecimento de alimentos e dar auxílio na aquisição de medicamentos para os animais que estão sobre responsabilidade do cuidador. “Um projeto de grande relevância, que vai facilitar a vida desses protetores que tentam amenizar esse problema, tanto na marcação de consultas como na entrega de medicamentos”, esclarece.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Já no Amazonas, conforme dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Semmas), o abandono de animais domésticos é um problema antigo e deixa aproximadamente 200 mil cães e gatos perambulando pelas ruas de Manaus.
A protetora e empreendedora, Suelem Freitas, ressalta que vale a pena o esforço para alimentar e cuidar dos animais abandonados que aparecem no entorno do seu trabalho. “Todo dia aprece um cachorro ou gato aqui, a gente alimenta, dá carinho e amor. Já levamos alguns para a nossa casa e outros a gente conseguiu encaminhar para adoção. Acredito que é importante valorizar os protetores e esse projeto vai trazer um grande beneficio para todos nós”, ressalta.
O projeto de lei está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM