A eleição para as 16 vagas no Conselho Estadual de Saúde (CES) acontece nesta segunda-feira (05/08), das 8h às 17h, no auditório Maria Eglandina Nunes Rondon, localizado na Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
“Nós temos o período de 17h até o final da noite para apresentar quais foram as entidades e candidatos eleitos. Teremos também o prazo para a impugnação do resultado até o dia 7 de agosto, caso haja algum segmento ou alguma entidade que se sinta prejudicada no processo eleitoral”, disse a coordenadora da Comissão de Coordenação do Processo Eleitoral, Suziele Lima.
Serão preenchidas quatro vagas para gestores e prestadores de serviços, quatro para profissionais da saúde e oito vagas para o segmento dos usuários.
De acordo com a coordenadora, as indicações para os segmentos de trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços atenderam a quantidade para as vagas nas eleições. Já as do segmento de usuários não.
“Para os usuários tiveram apenas três candidatos, sendo que são oito vagas. Por esse indicativo, há uma proposta de se ter uma eleição complementar ou suplementar, como a justiça determina”, explicou.
Concluído o pleito e designados os novos representantes do CES-AM, caberá ao presidente do conselho convocar e presidir a reunião em que os conselheiros tomarão posse. Logo em seguida, é realizada a eleição da mesa diretora.