O senador Jorge Kajuru (Patriota-GO) lembrou nesta segunda-feira (12), em Plenário, o Dia Mundial da Juventude, celebrado em 12 de agosto. A data, definida durante Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, homenageia 16% da população do mundo que tem entre 20 e 29 anos, explicou o parlamentar.
Apesar da grande quantidade de jovens, Kajuru destacou que essa faixa etária representa menos de 2% dos parlamentares eleitos. Para o senador, é preciso aumentar a representatividade dessa faixa etária no Parlamento e nos debates, como forma de impulsionar e fortalecer a democracia.
— Se por um lado é necessário modificar a estrutura das instituições para que elas se tornem mais abertas para ouvir as demandas dos jovens, por outro é igualmente fundamental fazer a juventude se interessar pela política — disse.
Kajuru também informou, por meio de ofício à Mesa do Senado, sua saída do PSB e seu ingresso no partido Patriota. O documento foi lido na abertura da sessão, pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)