Levar o Outubro Rosa Itinerante e outros atendimentos para o Viver Melhor I, na Zona Norte de Manaus, comunidade que tem carência de alguns serviços. Com este intuito, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) promoveu, na manhã de sábado (05), uma ação social na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga.
Pelo menos quatrocentos moradores da área e do entorno foram beneficiados com a atividade. “Nosso compromisso como parlamentar é se fazer presente dentro da comunidade e exercer o direito à cidadania. Quero agradecer o Governo do Estado pelo apoio, para podermos realizar os atendimentos e trazer um pouco de alegria a estes moradores”, ressaltou a parlamentar.
Entre as consultas médicas oferecidas, destaque para o atendimento ginecológico, pois estamos no mês de conscientização e prevenção do Câncer de Mama. A Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCecon) esteve presente na ação com orientação e distribuição de folders informativos sobre a doença. “A consulta ao ginecologista é o primeiro passo para evitar a doença e outros problemas relacionados à saúde da mulher. E hoje levamos um pouco desse serviço básico às mulheres da comunidade. O diagnóstico do Câncer de Mama no estágio inicial é fundamental para o sucesso do tratamento, em pelo menos 90 % dos casos”, explicou.
Um dos serviços mais procurados foi a emissão de 1º e 2º via da Identidade e também da Certidão de Nascimento feita pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A dona de casa Lívia Auxiliadora Maciel dos Santos, 41 anos, disse que soube da ação social pelas redes sociais e correu para tirar o RG dos filhos. “Toda a família estava precisando desse e de outros atendimentos. Nem sempre temos o acesso e a facilidade que tivemos hoje”, falou dona Lívia.
Mas o dia foi também de conscientizar sobre a importância da atualização do Cartão de Vacina dos pequenos, principalmente no que diz respeito ao Sarampo. “Estamos com uma baixa cobertura da vacina, por isso vamos ter duas campanhas contra a doença; a primeira entre 7 e 25 de outubro para crianças de seis meses até cinco anos e a segunda, em novembro, tendo como público alvo os adultos jovens de 20 a 29 anos”, lembrou o enfermeiro do Distrito Norte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Luciano Pereira.
Participaram ainda, o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas, com corte de cabelo, esmaltação de unha, limpeza de pele; o Instituto Solidários da Amazônia, que realizou atendimento médico com consultas odontológicas, pediatras, psicólogos,entre outros; além da presença da Defensoria Pública do Estado.
Gabinete da Deputada Dra Mayara Pinheiro (PP)
Texto: Assessoria da Deputada
Eduardo Asfora (92) 99161-4456
Fotos: Dhyeizo Lemos