O vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) sugeriu a contratação de psicólogos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus. “Após o fatídico ataque contra uma escola na cidade de Suzano, no estado de São Paulo, que resultou na morte de inocentes, constatou-se que um dos assassinos demonstrava sinais claros de transtorno psicológico”, disse o vereador, justificando sua sugestão em pronunciamento no plenário na segunda-feira (18/3), durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Localizadas em locais estratégicos dentro das comunidade, as Unidades Básicas de Saúde têm por sua essência e prevenção e assistência básica à saúde. Atualmente, nestes locais, não há a presença um profissional de psicologia. “A presença do psicólogo é extremamente importante, pois ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, como distúrbios de personalidade, psicoses, psicopatias e depressão. O psicólogo observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais dos pacientes; identifica possíveis problemas, intervém e realiza o tratamento adequado”, defendeu o vereador.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a psicopatia é um distúrbio mental grave em que o enfermo apresenta comportamentos antissociais e amorais sem demonstração de arrependimento ou remorso após causar mal ou constrangimento à outra pessoa, e também caracteriza-se pela incapacidade para amar e construir laços afetivos profundos.
Dr. Ewerton destacou ainda a presença e atuação do psicólogo nas mais variadas instituições de saúde, como consultórios, clínicas e hospitais. “O psicólogo tem papel importante nestes locais, pois faz o acompanhamento psicológico de pacientes e também funcionários. Ao lado de outros profissionais, como médicos e assistentes sociais, auxilia no tratamento e recuperação dos pacientes, promovendo amplo apoio da saúde física e mental”.