Durante dois dias, o estacionamento dos diretores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi espaço de solidariedade e convivência por sediar, nesta terça e quarta-feira (26 e 27 de novembro), a última edição do programa Doador Legal de 2019, que acontece em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam).
No ambiente dedicado à doação voluntária de sangue, por servidores da Assembleia e seus dependentes, além da população em geral, o público externo teve acesso a serviços de embelezamento, massagem terapêutica e a uma feira de negócios, com produtos de artesanato e decoração. O resultado foi comemorado pelo presidente da Aleam, Josué Neto, que parabenizou os profissionais engajados na ação e os doadores, que fizeram com que a meta fosse ultrapassada.
A diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, também destacou o novo recorde de doações desta última edição. “A nossa expectativa era superar o número de doações da ação anterior, que rendeu 108 bolsas de sangue. Tínhamos uma meta de conseguir 120 bolsas e para nossa surpresa fomos além: conseguimos 163 doações nesses dois dias. Isso é muito gratificante, perceber que cada vez estamos aumentando esse número, fazendo o bem para a sociedade”, destacando que na última edição de 2019, as mulheres foram responsáveis pela grande maioria das doações.
Os serviços de embelezamento foram oferecidos aos doadores, como foram de agradecimento ao gesto solidário. Como cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.
A Feira de Negócios teve a participação de 50 artesãos. Na avaliação geral da diretoria todas as atividades do evento, terminaram com êxito. “Quando falamos em Assembleia Legislativa, estamos falando da Casa do Povo, por isso, temos de sempre abrir as portas para a comunidade e este evento foi feito justamente disso: da junção entre os servidores e da comunidade, que doaram sangue e ainda tiveram uma renda extra com seus artigos de artesanato”, comemorou Eliane Ferreira.
O programa
O programa Doador Legal começou em 2014, como um projeto da Assembleia Legislativa do Amazonas, e este ano alcançou novo patamar, tornando-se programa permanente da Casa, com um calendário permanente de doações. “A partir do ano que vem vamos apresentar à diretoria geral, propostas para que as ações do programa aconteçam em pelo menos três edições no ano. Assim, a Assembleia vai consolidar a parceria com o Hemoam”, comentou Eliane Ferreira.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Rubilar Santos