Após meses de procura o estudante Marcus Vinícius da Silva Campos encontrou na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a oportunidade de ter a segunda via do documento de identidade, serviço disponibilizado durante a 1ª Ação Social da Diretoria de Assistência Social da Assembleia realizada em setembro passado. Na manhã desta quarta-feira (4), ele recebeu o documento na sala da Diretoria.
O jovem foi um dos beneficiados com a parceria entre a Assembleia e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) que, através de um posto na ação social, ofereceu o serviço de emissão de 1ª e 2ª via de documentos. “Passei pelo menos três meses tentando emitir essa 2ª via do documento de identidade, nem na delegacia eu conseguia, por duas vezes tentei e não deu. Por aqui, através da Ação Social, foi muito mais prático e simples”, afirmou, acrescentando que com o documento em mãos será mais fácil conseguir oportunidades de emprego, por exemplo.
Segundo a diretora, a entrega é a etapa final do serviço que foi um dos mais procurados nos dois dias de ação social. “Percebemos a necessidade do documento de identidade, tanto 1ª quanto 2ª via, dos servidores e dependentes, pois o estande da Sejusc era um dos mais procurados. Os documentos que eram 1ª via foram entregues na hora, mas os de segunda via têm um prazo de 60 dias para ficar prontos. Por isso, hoje estamos com 70 cédulas do documento das cerca de 300 que foram solicitadas durante a ação. Estamos entregando aqui na sala da Diretoria de Assistência Social, mas como os documentos estão sendo entregues aos poucos pela Sejusc, nós estamos entregando gradativamente às pessoas, conforme a secretaria nos manda”, explicou.
O diretor do Centro de Cooperação Técnica para o Interior (Ccoti), Francis Silva, foi um dos servidores que aproveitou a oportunidade e recebeu a segunda via da cédula. “É muito bom poder contar com essa facilidade que a ação nos proporcionou, porque é difícil poder tirar essa segunda via e aqui tivemos um posto disponível e nem achei que demorou a ficar pronto, porque sei de relatos de pessoas que demoraram mais tempo para ter uma segunda via”, afirmou.
Entregas continuarão até a próxima semana
Outros lotes de documentos devem chegar até a próxima semana. Por isso, os servidores e dependentes que buscaram o serviço na ação social devem procurar a sala da Diretoria de Assistência Social no 3º andar ou ligar nos telefones 3183-4380/4500 para saber se os seus documentos já se encontram na Diretoria e receber a cédula.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Hudson Fonseca