Diretamente da China, via tecnologia Holobox, Renato de Castro fala sobre a nova era de Cidades Inteligentes
Em sua atual gestão, o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, criou diversas diretrizes para transformar o município em uma cidade inteligente. Até o momento, pelo menos 35% das ações do Planejamento Estratégico Manaus 2030, que tem foco na melhoria de todos os âmbitos da cidade, já foram realizadas e impactam a vida da população de forma positiva.
Pensando nisso, a segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus traz a ‘Manaus Inteligente’ como tema este ano e colocou em sua programação uma das maiores referências mundiais em Tecnologia da Informação, o consultor Renato de Castro, que é especialista em Cidades Inteligentes (Smart Cities) e transformações digitais.
Para Renato, a maiorias dos problemas enfrentados pela cidade são semelhantes em todo o mundo, e muitas das soluções são simples e acessíveis a qualquer orçamento municipal. Elas devem antes, inevitavelmente, passar por uma ampla discussão com a sociedade. É exatamente por esse caminho que Manaus pode se torna uma cidade mais inteligente.
“Smart City não é só o espaço geográfico. O conceito se relaciona com a uma mudança na mentalidade da população, que vai da classe política aos cidadãos. Acredito que cidades inteligentes são lugares desenhados à mão, com a participação de todos, onde tudo pode ser feito para fazer a nossa vida melhor”, explicou.
Palestra digital
Renato, que atualmente está na China estudando mais sobre o assunto, ministrou a palestra por meio de uma tecnologia chamada Holobox, criada por uma startup brasileira homônima.
O projeto de holograma funciona por meio de princípios físicos de ótica gerando imagens virtuais ao redor de objetos, o que permite uma incrível imersão holográfica. A Holobox quer tornar a experiência acessível a todos os apaixonados por desenhos animados, jogos e filmes.
— — —
Texto – Wesley Paiva / Semtepi