O Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ministrou, na última sexta-feira (2/8), um treinamento operacional em aeronaves para 38 alunos do primeiro Curso de Operações Policiais Ambientais (I Copam) do estado de Roraima.
O treinamento é voltado para o policiamento ambiental e proteção do meio ambiente na Amazônia Setentrional. Estão sendo capacitados integrantes das Polícias Militares de Roraima, São Paulo, Mato Grosso, Maranhão e Acre, além dos servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e da Guarda Municipal de Boa Vista e Mucajaí.
De acordo com o gerente de segurança operacional do DIOA, delegado Edval Cortês, o departamento foi responsável por ministrar o treinamento operacional em aeronaves que contou com a instrução de operadores aerotáticos e pilotos do DIOA.
“O curso é realizado pelo estado de Roraima e, como eles estão sem aeronaves no momento, vieram fazer este módulo aqui, assim como os alunos fazem em outros estados. No momento, o I Copam se encontra no Amazonas para instruções aéreas junto ao DIOA e para um estágio de operações ribeirinhas junto à Marinha do Brasil”, explicou.
O curso teve início dia 26 de maio e segue até o dia 30 deste mês.