Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberaram o Projeto de Lei 264/2019, de autoria do vereador Diego Afonso (PDT), que dispõe sobre a reserva de vagas para o Primeiro Emprego nas empresas prestadoras de serviços para o município de Manaus e nas concessionárias e permissionárias de serviços públicos.
O projeto prevê que empresas prestadoras de serviço ao município, deveram reservar no mínimo 10% das vagas de suas atividades laborais para candidatos ao primeiro emprego. As vagas serão destinadas a pessoas que não tenham experiência profissional comprovada em carteira de trabalho ou por contrato de prestação de serviços, independente da idade.
Diego Afonso explica que o objetivo do projeto é promover entrada de jovens no mercado de trabalho, e por meio dele, ajudar o núcleo familiar como um todo, tendo em vista que este jovem vai trazer provento para a sua família. “Vamos dar oportunidade para aqueles jovens que não tem nenhuma experiência, e através desse projeto incluir esse jovem no mercado de trabalho” ressaltou o vereador.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após estudo feito em maio deste ano, o desemprego continua maior entre jovens, mulheres e negros. No primeiro trimestre de 2019, a taxa de desemprego na faixa de idade entre 14 e 17 anos chegou a 44,5%. Já na faixa de 18 a 24 anos, subiu para 27,3%, chegando a 31,9% na região Nordeste.
O projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Texto: Diego Mesquita – Estagiário Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM