Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Dia Nacional de Mobilização contra Dengue tem programação especial no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dia Nacional de Mobilização contra Dengue tem programação especial no Amazonas

05/12/2019
dengue fvs 1 500x303 1
Compartilhar

22:38 – 05/12/2019
FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus), realizará, nesta sexta-feira (6), a Programação Alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que no resto do país será promovida no sábado no dia 7 de dezembro. A ação em Manaus acontece simultaneamente em outras 44 cidades amazonenses, onde há presença do mosquito transmissor de dengue, zika e chikugunya.
 Em Manaus, a programação inclui uma mobilização de educação em saúde, Largo da Gruta, em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na rua Dom Milton Correia Pereira, a partir das 8h30. Também haverá concentração de agentes de endemias que irão realizar visita domiciliar executada por agentes de endemias para orientação à população e tratamento, eliminação ou inutilização de criadouros do mosquito Aedes.
 A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, alerta que estamos no início da sazonalidade das doenças e as intensas chuvas, comuns nesta estação climática, despertam o aumento de risco. “Nós precisamos do apoio de todos no combate ao mosquito, que não permitam depósitos com água parada no ambiente doméstico e no trabalho. Juntos, podemos evitar que a doença atinja seus familiares e vizinhos”, afirma a diretora-presidente da FVS-AM.
 Rosemary ressalta que o Amazonas precisa ficar atento à doença, uma vez que o País vive uma epidemia de dengue. “O Brasil está vivenciando uma grande epidemia de dengue, mas não podemos deixar isso acontecer aqui, por isso é tão importante a checagem uma vez na semana para eliminação de depósito com água, porque a melhor forma de combater é não permitir que o mosquito se reproduza”, orienta a diretora-presidente da FVS-AM.
Pela primeira vez – Nos dias 4 e 5 de dezembro, a FVS realizou o 1º Seminário Estadual de Vigilância e Controle de Arboviroses no Amazonas. A ação fez parte da programação nacional de combate ao Aedes aegypti. O evento contou com a participação de representantes de 34 municípios prioritários, considerando a infestação (presença) pelo Aedes aegypti.
Durante o evento Rosemary destacou a parceria de órgãos e os resultados positivos no combate ao mosquito. “Seduc e a Defesa Civil do Amazonas são parceiros essenciais nessa ação contínua de promover saúde e evitar o adoecimento. Neste momento, reconhecemos o esforço das instituições selecionadas para o fortalecimento do Programa Estadual de Brigadas contra o Aedes aegypti do Amazonas”, disse Rosemary.
 Para a coordenadora do Programa Saúde nas Escolas da Secretaria de Estado de Educação, Delta Segadilha, a iniciativa demonstrou que o trabalho está no caminho certo. “O Programa das Brigadas Escolares em Manaus está consolidado. O nosso desafio é ampliar para o interior a experiência exitosa da capital. Iniciamos esse processo durante o ano e implantamos as brigadas em 12 municípios. A meta é que até o próximo ano os demais sejam contemplados”, disse Segadilha.
 Casos das doenças – O último levantamento epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti divulgado pela FVS-AM, na terça-feira (03/12), alerta para o aumento nos números de casos das doenças até novembro de 2019. Há redução nos casos de zika, uma das doenças transmitidas pelo mosquito. Já chikugunya e dengue apresentam aumento no período.
 Até novembro de 2019, houve redução de 75% nas notificações de zika, com 113 casos neste ano, contra 458 no mesmo período de 2018. Dengue apresenta um aumento de 4% nas notificações, com 4.781 casos neste ano, contra 4.561 no mesmo período do ano passado.
 A febre chikungunya aumentou 2%: foram 191 casos em 2019, contra 186 notificações no ano passado.
 LIRAa – O diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do Amazonas aponta que o estado apresenta médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, com índice predial de 1%. Duas cidades amazonenses foram classificadas de alto risco: São Gabriel da Cachoeira e Tefé. “A atenção deve ser reforçada nas cidades classificadas de alto risco”, disse.
 Conforme a FVS-AM, 17 municípios alcançaram o índice de 1% ou superior, o que significa médio risco. São eles: Benjamin Constant, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Coari, Guajará, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manaus, Maués, Novo Airão, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tapauá e Tonantins.
Apenas 19 cidades do Amazonas estão com índice de infestação predial inferior a 1%, o que significa baixo risco, tais como: Anori, Apuí, Alvarães, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro, Codajás, Iranduba, Japurá, Manacapuru, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e Urucurituba.
 O boletim aponta, ainda, que sete municípios não realizaram o terceiro LIRAa: Eirunepé, Fonte Boa, Itapiranga, Manaquiri, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Alvarães, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado de Roraima, Estado de São Paulo, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Fonte Boa, Governo do Estado do Amazonas, Guajará, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Novo Airão, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Saúde, Tapauá, Tonantins, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Educacao Jeas Aluna Geovanna Foto Euzivaldo Queiroz 1024x682 1
Governo do Amazonas

JEA’s: conquistas das primeiras medalhas marcam segundo dia de competições

19/07/2025
SES Implantacao Cieges3 Fotos Evandro Seixas 1024x666 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas implanta Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS no estado

19/07/2025
UGPE GOVERNO AVANC807 A NA SOLUC807 A771 O DE MORADIA PARA FAMI769 LIAS DO MONTE HOREBE FOTO TIAGO CORREA UGPE 06 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18/07/2025
UGPE RESERVATO769 RIOS PROSAI AO CENTRO SECRETARIO MARCELLUS CAMPELO E O GOVERNADOR WILSON LIMA FOTO TIAGO CORREA UGPE02 1024x682 1
Governo do Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 145900 1024x682 1
Governo do Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 154254 2 1024x682 1
Governo do Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus