Evento mostrou ações pedagógicas aos familiares dos estudantes em programação especial no Eeti Professora Roxana Pereira Bonessi
O hall de entrada da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Professora Roxana Pereira Bonessi, na zona sul de Manaus, transformou-se num verdadeiro palco de confraternização e apresentações artísticas, na manhã desta sexta-feira (30/08). Isso porque alunos, pais e funcionários da unidade de ensino se reuniram para mais uma edição do “Dia D – Dia da Família na Escola”.
A atividade é realizada desde 2010 e tem como objetivo mostrar as ações pedagógicas da instituição aos familiares dos estudantes, ao mesmo tempo em que assistem a uma programação totalmente especial.
Neste ano, evento teve como tema “Resgatando tradições através das manifestações folclóricas” e contou com performances de danças de fita, country, indígena, ciranda e quadrilha, além da participação do cantor amazonense Helso Brasil. Juntamente à programação, as famílias dos alunos foram convidadas a conhecer os indicadores do Eeti, como índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aprovação, reprovação e abandono escolar dos últimos três anos.
Para a gestora da unidade, professora Francisca Cunha Lima, além de ser uma data na qual a instituição “presta contas” com os pais acerca das suas ações pedagógicas, o “Dia da Família na Escola” serve, também, como oportunidade para que os estudantes participem de um festejo junino.
“Como estamos numa área de vulnerabilidade social, não podemos realizar uma festa junina à noite, por exemplo. Então, aproveitamos este evento para fazermos ações folclóricas com objetivo cultural, sem fins lucrativos”, afirmou a gestora.
Francisca acredita, ainda, que a atividade é uma maneira de aproximar a comunidade da escola. “Temos os pais e familiares dos nossos estudantes muito próximos [da gente], por isso a unidade é referência em Manaus. Essas ações fazem parte do processo, queremos uma escola ‘viva’, dinâmica e prazerosa, tanto para os alunos quantos para a comunidade. Os pais não querem seus filhos fora da sala de aula, eles os querem numa escola de qualidade”, defendeu.
Inclusão – A estudante de Direito Gabriela Pimentel nota de perto os resultados do trabalho desenvolvido pelo Eeti Professora Roxana Pereira Bonessi. Mãe da estudante Amanda Pimentel, de 6 anos, ela conta que a pequena, que possui a audição de um dos ouvidos 100% comprometida, alcançou um desenvolvimento acima da média desde que começou a estudar na unidade.
“Sou muito grata à escola, que acolheu a minha filha de braços abertos. Os professores e demais funcionários a tratam muito bem e sempre foram bastante compreensivos. Vê-la feliz e desenvolta desse jeito não tem preço”, destacou Gabriela.
Mãe da estudante de Direito e avó de Amanda, Ellen Glaucy Pimentel reforçou a importância do laço criado pelo Eeti com a família dos alunos: “Quando era mais nova, não fui uma mãe muito presente, por conta da faculdade [de Educação Física]. Hoje, vendo a relação da minha filha com a minha neta, percebo que tomei a decisão errada. Fico feliz que a convivência familiar é um dos valores da escola, pois sei que fará muita diferença no futuro desses estudantes”.
A pequena Amanda não conteve a animação após a sua apresentação – ela foi um dos destaques da dança de fita. Enquanto posava para fotos com a mãe e a avó, revelou que estava bastante nervosa. “Fiquei muito feliz por elas [Gabriela e Ellen] terem vindo, estava bem nervosa. Mas foi uma apresentação boa e me diverti bastante”, completou a menina, estudante da 1ª série do Ensino Fundamental 1.
Inspiração – No meio do público que assistia às apresentações desta sexta, estava um rosto bastante conhecido dos alunos do Eeti. Professora da unidade por nove anos, Eliane Almeida retornou à escola com outro objetivo: o de apresentar a proposta pedagógica da unidade de ensino a uma equipe de Careiro da Várzea, onde assumiu o cargo de secretária de Educação.
“Eu tinha que trazer os gestores [do município] para que conhecessem um pouco dessa realidade, porque, da maneira como eu expresso lá, ninguém acredita. O objetivo é que eles se inspirem e que, em breve, a gente possa desenvolver um trabalho semelhante em Careiro da Várzea”, frisou Eliane.
Prefeito do município, Ramiro Gonçalves também esteve presente no “Dia da Família na Escola”. Ele abriu uma brecha na sua agenda, na capital, para conhecer um pouco do trabalho do Eeti Professora Roxana Pereira Bonessi.
“A unidade é um modelo de gestão e não poderíamos perder essa oportunidade. Queremos que nossos profissionais levem, daqui, conhecimento e inspiração”, finalizou.