O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) renovou, na manhã desta segunda-feira (21/10), o termo de convênio com a Polícia Militar do Amazonas que garante ação conjunta entre as duas instituições por meio do Batalhão de Trânsito da PM. Além da atuação conjunta, o Detran-AM garantiu repasse de R$ 600 mil para execução de atividades previstas no convênio.
O repasse financeiro não era realizado há cerca de quatro anos e o valor será liberado em 12 parcelas ao longo de 2020, a partir do mês de janeiro. O termo foi assinado pelo comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, e pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.
O convênio tem o objetivo de estabelecer condições para uma ação conjunta entre as duas instituições visando a conjunção de recursos técnicos, humanos e financeiros para execução de fiscalização e autuação das infrações de trânsito de competência do Estado do Amazonas.
Para o titular do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o convênio é de suma importância pra que o órgão possa ampliar sua capacidade operacional com o apoio da Polícia Militar. Sá ressalta que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que os agentes de trânsito da PM estejam devidamente cadastrados e conveniados ao Detran.
“O mais importante de tudo isso é que a gente conseguiu, a partir de uma rotina administrativa de austeridade financeira, disponibilizar esses recursos à Polícia Militar. Durante o ano de 2020, a PM terá disponível R$ 600 mil para que possa equipar e melhorar a capacidade de operação desses policiais nas ruas que contribuem com o Núcleo Especializado de Operações de Trânsito (Neot)”, disse Sá.
Ação integrada – O comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, ressaltou que a renovação desse convênio irá contribuir para a ação integrada das forças de segurança, que atuam para garantir segurança à população. “Vai nos dar capacidade operativa para o Detran-AM, condições de adquirir materiais, principalmente equipamento de proteção individual, equipamento de trânsito para o nosso Batalhão de Trânsito. A gente celebra hoje mais uma vitória para o Estado do Amazonas e população”, acrescentou o comandante.
FOTOS: PAULO BAHIA/DETRAN-AM