O deputado Dermilson Chagas (PP) afirmou na manhã desta quarta-feira (28), da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que além da Dantas Transportes, existem outras empresas também que possui contrato ilegal com o Estado e que precisam ser investigadas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. O parlamentar ainda comentou sobre a saída do ex-deputado Luiz Castro da frente da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
De acordo com Dermilson, além de convocar o dono da Dantas para prestar esclarecimento sobre seu depoimento em que afirmou realizar pagamentos no valor de R$ 20 mil para agentes políticos, é necessário também realizar uma Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) no Poder Legislativo para que se investiguem outros contratos firmados com o Governo, e que estão sendo denunciados como irregulares.
“Não é apenas a Dantas que está mergulhada no ilícito, na corrupção e imoralidade. Existem outras também que são licitações feitas na calada da noite. Por isso, temos que investigar e ir a fundo. Esse parlamento foi jogado na lama por uma pessoa que disse em alto e bom som, o que estava fazendo com aplicação do recurso que estava recebendo do Estado. Precisamos mostrar que existem deputados que não compactuam com a corrupção”, afirmou.
O parlamentar ainda destaca que em visita ao Ministério Público do Trabalho (MPT), recebeu a informação de que a Dantas teria apresentado apenas sete rescisões. “Isso não procede, são 23 municípios, mais uma prova de que a Dantas juntamente contratou funcionários fantasmas”, disse.
Sobre a saída de Luiz Castro, Dermilson lamentou a postura do ex-deputado e afirmou que ele fugiu como um animal assustado pelo volume de reclamações, de queixas e de dúvidas da sua postura como gestor.
FCECON
Sobre Saúde Pública, Dermilson em tribuna, levou uma denúncia de que o Secretario de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, teria negado emprestar um aparelho que realizar o exame broncoscopia que permite a visualização da laringe, traqueia e dos brônquios para diagnosticar e analisar câncer de pulmão para Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que é referência no diagnóstico e tratamento de câncer em toda a
Amazônia ocidental.
Segundo Dermilson o aparelho que a FCECON possui não está funcionando e existem cinco no hospital Delphina Aziz que não estão sendo usados e que estão em funcionamento. “Médicos que trabalham na Fundação solicitaram do secretario e o senhor Tobias disse que não dava para emprestar porque quem está tomando conta é o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e humano (INDSH). Tenho certeza que se fosse parente do secretario, ele resolveria na mesma hora. Mas como não é, ele não faz. Portanto, irei entrar com uma representação no Ministério Público, para que seja investigado uma possível negligência por parte da Susam”, disse.
Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PP)
Texto: Assessoria do Deputado
Diogo Dias (92) 98101-2940
Gabinete (92) 3183-4514 / 3304-3791
Foto: Márcio Gleyson