A falta de recursos humanos é o motivo da não diminuição da fila de cirurgia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). Este é apenas um dos problemas constatados pelo deputado Dermilson Chagas (PP) que esteve na unidade hospitalar fiscalizando com o parlamentar Wilker Barreto, juntamente com o sindicato dos médicos.
Dermilson juntamente com o Wilker e representantes dos sindicatos, se reuniram com diretor da FCECON, Dr. Gerson Mourão, para saber quais os principais problemas que a Fundação enfrenta. Durante a conversa, foi repassado para os deputados que existe uma dificuldade para diminuir a fila de cirurgias devido a falta de recursos humanos. “Estamos precisando de patologistas, já solicitei da Secretaria de Estado de Saúde, três profissionais para essa área, porque, além disso, atinge também os resultados de biópsias que estão demorando a sair”, afirmou Dr. Gerson.
Foi constatado também que aparelhos de ressonâncias não estão funcionando e três salas de cirurgias estão paradas. O deputado Dermilson já havia denunciado esse problema em fevereiro deste ano, quando esteve fiscalizando o FCECON, mas até agora nada foi resolvido. “Um absurdo, já se passaram cinco meses e nenhuma medida, o Governo do Amazonas fez para mudar o quadro”, disse.
Além de todos esses problemas, mais um, considerado sério pelo deputado Dermilson, foi constatado. No sexto do andar da Fundação, existem 25 leitos para abrigar os pacientes em tratamento, porém, nenhum funciona, pela ausência de investimentos para manutenção e recursos humanos. “O Governo do Amazonas precisa tomar uma atitude que não é cara, mas que vai melhorar e muito a saúde do nosso Amazonas. R$ 2 milhões de investimentos para Fcecon será o suficiente para colocar tudo em funcionamento. Tá na hora do governador, juntamente com o secretário da Susam, tomarem uma atitude, faça gestão para que venham melhorar as estrutura e condições da Fundação Cecon”, afirmou.
Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PP)
Texto: Assessoria do Deputado
Diogo Dias (92) 98101-2940
Gabinete (92) 3183-4514 / 3304-3791
Foto: Márcio Gleyson