Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Deputados repercutem medidas do Governo Federal
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Deputados repercutem medidas do Governo Federal

07/11/2019
ALEAM RESUMO DA SESSAO Foto Danilo Mello Aleam
Compartilhar

 A proposta do Governo Federal de fusão de municípios que possuem até 5 mil habitantes e que não se sustentam com receitas próprias foi uma dos temas tratados pelos deputados na Sessão Ordinária desta quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).  Também foram debatidos no Plenário Ruy Araújo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/2017 que cria as polícias penais Federal, Estadual e do Distrito Federal; e a revogação do decreto que proibia o plantio de cana de açúcar na Amazônia e no Pantanal também foram debatidos no Plenário Ruy Araújo.
O deputado Sinésio Campos (PT) foi o primeiro a falar sobre as mudanças propostas pela equipe econômica do Governo Federal na PEC do Pacto Federal, que foi enviado ao Congresso na última terça-feira (5). Segundo o texto os municípios com até 5 mil habitantes que não comprovarem, até o dia 30 de junho de 2023, que arrecadam, em impostos e receita própria, ao menos 10% de suas receitas totais, serão extintos e incorporados aos vizinhos. Campos se posicionou contrário à proposta e destacou, inclusive, que a PEC não prevê a consulta à população, conforme determina a Constituição Federal no Art. 18, § 4º.
Os deputados Serafim Corrêa (PSB) e Fausto Júnior (PV) também falaram sobre o assunto. Fausto Júnior afirmou considerar essa proposta viável para os Estados das regiões Sul e Sudeste do país, que, explicou o deputado, possuem uma malha rodoviária extensa, permitindo a ligação entre as cidades com mais rapidez. “A realidade no Amazonas é diferente”, falou, lembrando que as estradas amazonenses são os rios, e que muitas viagens levam dias entre um município e outro; daí a importância da existência das cidades, para facilitar o desenvolvimento.
Serafim Corrêa falou sobre os prejuízos que podem surgir se a proposta for aprovada e destacou ainda a postura volúvel do presidente Bolsonaro, que apresenta propostas sem medir consequências e depois volta atrás.  “O presidente é instável política e emocionalmente”, avaliou.
A revogação, na última quarta-feira (6), pelo presidente Bolsonaro, do decreto que proibia o plantio de cana de açúcar na Amazônia e Pantanal foi repercutida pelo presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), que avaliou positivamente a decisão. Segundo Josué Neto essa medida pode permitir que esse tipo de cultivo seja realizado no Estado, através do alinhamento de produção e tecnologia, gerando emprego e renda à população amazonense. “Destaque para a atuação do Governo do Estado, atuando decisivamente para destravar as questões ambientais”, disse.
Os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Therezinha Ruiz (PSDB), Joana Darc (PL), Fausto Júnior e Dr. Gomes (PSC) apartearam o pronunciamento e expressaram seu apoio e esperança de bons frutos trazidos pela medida.
A Líder do Governo na Aleam, deputada Joana Darc (PL), ocupou a tribuna para falar sobre a aprovação em segundo turno pelo Plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (6), da PEC 372/2017, que estabelece a criação das polícias penais Federal, Estadual e do Distrito Federal. “Isso é valorização  dos agentes penitenciários, é o reconhecimento da importância desses profissionais na garantia da segurança dos presídios”, afirmou a parlamentar, ressaltando a sua alegria em ver a categoria sendo valorizada.
O deputado Dermilson Chagas (PP) falou sobre a reforma administrativa realizada pelo governador Wilson Lima (PSC), na qual algumas secretarias foram anexadas ou incorporadas à outras secretarias. Porém, explicou Chagas, a Lei Orçamentária Anual (LOA) enviada pelo Executivo para aprovação pelo Legislativo às secretarias extintas ainda aparecem na proposta. “Se nós aprovarmos a LOA do jeito que está, estaremos aprovando um orçamento errado para o nosso Estado”, afirmou.
Finalizando os pronunciamentos do dia, o deputado Belarmino Lins (PP) falou da viagem que fez ao município de Fonte Boa (678 km distante de Manaus), na última segunda-feira (4). Lins informou que, juntamente com os deputados Roberto Cidade (PV) e Carlinhos Bessa (PV), integrou a comitiva oficial do governador Wilson Lima que foi ao município inaugurar um entreposto de pescado e um complexo frigorífico. Segundo o parlamentar as obras foram realizadas com recursos do Fundo Amazônia e beneficiarão mais de 500 famílias.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Danilo Mello

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Belarmino Lins, Carlinhos Bessa, Decretos, Deputada, Deputado, Dermilson Chagas, Distrito Federal, Dr. Gomes, Estado do Amazonas, Estado do Amazons, Fausto Júnior, Fonte Boa, Infraestrutura, Joana Darc, Josué Neto, Legislação, Região Centro-Oeste, Região Norte do Brasil, Roberto Cidade, Serafim Corrêa, Sinésio Campos, Tecnologia, Therezinha Ruiz
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 12 14 at 14.26.31
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
WhatsApp Image 2023 10 19 at 16.18.25 1
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
WhatsApp Image 2023 10 04 at 17.14.20
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
WhatsApp Image 2022 04 18 at 16.37.38 1024x683 1
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
02 Dep. Joao Luiz Comissao do Consumidor da Aleam realiza Praca do Consumidor em Presidente Figueiredo nesta sexta feira 8 640x380 1
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
01 ALEAM SEMANA DA SAUDE Foto Edmar Perrone Aleam 640x380 1
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus