A inclusão do pirarucu na lista de produtos beneficiados pela política de preço mínimo na Comissão de Assuntos Econômico (CAE), no Senado Federal, foi destacado pelo deputado Adjuto Afonso (PR), nesta quarta-feira (21), durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta, que foi apresentada pela então deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), recebeu parecer favorável do senador amazonense Eduardo Braga (MDB) e na terça-feira 20 teve aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos.
O texto já tramitou na Câmara dos Deputados. Igualmente teve aprovação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), também no Senado. Adjuto falou da importância que é a inclusão do peixe pirarucu entre os produtos extrativistas de origem animal e lembrou que Eduardo Braga pediu urgência na apreciação do projeto no plenário do Senado.
Já o deputado Serafim Corrêa (PSB) usou a tribuna para repudiar a atitude do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que comemorou a morte de um sequestrador de ônibus na ponte Rio-Niterói, ocorrido ontem. “Quero registrar meu repúdio ao governador do Rio de Janeiro, pelo seu comportamento. Aquilo é estimular mais violência. A polícia, o corpo de bombeiros, o Bope, agiram de forma eficaz, competente e profissional. Mas a cena que se seguiu é absurda, contra todo o sentimento cristão: o governador descer (de helicóptero) na ponte como se estivesse comemorando um jogo”, afirmou Serafim.
O deputado Wilker Barreto (Podemos) voltou a criticar o governador Wilson Lima (PSC) na questão da saúde e educação. Em seu discurso, o deputado contou ter informações de que o secretário de Estado de Educação (Seduc), Luiz Castro, pode estar deixando o governo, mas espera que ele ainda continue no cargo para atender convocação da Aleam e, no dia 27, prestar esclarecimentos aos deputados.
Em seu pronunciamento, o deputado Alvaro Campelo (Progressistas) informou sobre uma reunião na Manaus Energia, diante da reclamação de moradores de Novo Airão e Caapiranga (a 115 e 34 km de Manaus, respectivamente), com a falta de energia elétrica nos dois municípios. Novo Airão ainda sofre com “apagão” da internet, o que provoca prejuízos também no setor de turismo.
A vice-presidente da Aleam, Alessandra Campêlo (MDB), abordou dois assuntos: um novo feminicídio e perseguição política a uma vereadora de Tonantins (a 865 km de Manaus), que estava presente na Casa e recebeu solidariedade de vários outros deputados. Sobre a vereadora Suelen, ameaçada de cassação do mandato, Alessandra afirmou ser uma injustiça o que a Câmara daquele município quer fazer. E apelou para que todos os colegas deputados prestem apoio à vereadora.
Diretoria de Comunicação
Texto: Elizabeth Menezes
Foto: Foto: Alberto César Araújo