O atraso no pagamento dos salários de enfermeiros e técnicos de enfermagem terceirizados da Secretaria de Saúde (Susam) dominou os debates na Sessão Ordinária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Dezenas de profissionais ocuparam a galeria do Plenário Ruy Araújo para solicitar ajuda dos deputados nas negociações junto ao Governo do Estado.
Os deputados Wilker Barreto (Podemos) e Dermilson Chagas (PP) se solidarizaram aos profissionais da saúde. “Estamos vendo a crise nos hospitais, na segurança pública, na falta do pagamento de servidores”, declarou Chagas.
O deputado Wilker Barreto solicitou que o Parlamento convide o titular da Susam para que compareça à Aleam e apresente um cronograma de pagamento para os terceirizados. “Me coloco á disposição, junto com meus pares, para negociar. E o governo precisa mostrar que se importa com seu povo”, declarou.
Uma Cessão de Tempo foi solicitada pelo deputado Serafim Corrêa (PSB) para que o técnico de enfermagem Semei Baraúna, representante dos terceirizados que atuam no Hospital Francisca Mendes, localizado na Zona Norte de Manaus. Baraúna relatou que os profissionais estão de três a cinco meses sem receber seus salários, vale-transporte e até mesmo vale-alimentação.
A Líder do Governo na Aleam, deputada Joana Darc (PL) se manifestou e relembrou que na última reunião entre os trabalhadores, os técnicos da Susam e os representantes das empresas contratadas, ficou acordado que a cada parcela paga pelo Executivo às empresas contratadas, as mesmas teriam que pagar o salário do mês vigente e uma parcela dos salários em atraso. “Por isso também solicito que os representantes das empresas venham à esta Casa mostrar o cronograma de pagamento desses trabalhadores”, afirmou.
A vice-presidente Alessandra Campêlo (MDB) ratificou a proposta. Campêlo afirmou que vem acompanhando as negociações, conversando com os sindicatos da categoria, porém, informou a parlamentar, a administração anterior não teria repassado os valores acordados por cerca de oito meses. “Quando o atual governo abriu a caixa-preta, constatou-se que o Governo Amazonino Mendes investiu R$ 400 mi em saúde, mas deixou uma dívida muito maior”, destacou.
Em seu pronunciamento, o deputado Fausto Jr (PV) afirmou que o salário é um direito de todo trabalhador, a Assembleia Legislativa irá contribuir para a solução desse impasse junto ao Executivo Estadual. “Não iremos nos furtar dessa discussão”, declarou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Hudson Fonseca