Com o título de vice-campeão brasileiro da Série D, na tarde do último domingo (18), na Arena da Amazônia, o Manaus FC se classificou para a Série C do Campeonato Brasileiro do próximo ano conquistando a admiração e apoio do Parlamento Estadual. Representantes da Casa estiveram na Arena e parabenizaram o time pelo resultado histórico que voltou a engajar os torcedores amazonenses. Mais de 44 mil pessoas prestigiaram a partida para torcer pelo Gavião do Norte.
Os deputados e deputadas utilizaram as redes sociais para expressar apoio ao time. No Instagram, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, se manifestou: “Todas as honras ao nosso Gavião do Norte. Vocês fizeram história no futebol amazonense. Valeu, Manaus FC!”. Entre as iniciativas para apoiar o time, a Casa disponibilizou 600 vagas de estacionamento para os torcedores.
O deputado Ricardo Nicolau (PSD) também registrou sua admiração “O Manaus FC, de fato, fez história e conquistou algo que o futebol amazonense não via há 20 anos. Lutaram com garra até o fim e, independentemente de resultados, saíram vitoriosos. O Gavião do Norte continuará tendo a nossa torcida e apoio do nosso mandato parlamentar, para que possa trazer muito mais orgulho para nós na série C, em 2020”, declara.
“Nada apaga o orgulho, a emoção e a alegria que você trouxe para o nosso Amazonas, Manaus. Obrigado pelo acesso tão esperado. Esperamos muito por esse novo capítulo da história do futebol amazonense e agora realidade! A torcida está com você e mostrou todo seu amor ao futebol da terra. Que venham os novos desafios da série C, estamos com você, Gavião do Norte”, afirma Wilker Barreto (PHS).
Para o deputado Roberto Cidade (PV), o Manaus FC provou que, quando o time é bom, o estádio fica lotado. “Nós temos um estádio que quase não é utilizado. Mas hoje tivemos a prova e a certeza de que se a gente tiver um time na Série B, um sonho na Série A ou mesmo na Série C (como acontecerá no próximo ano), teremos a casa lotada. Um estádio que quase não é utilizado deixará de ser um elefante branco e vai gerar emprego, vai gerar renda”, comenta.
O deputado ainda sugere que Governo e empresas do Distrito Industrial patrocinem o Manaus FC. “Acho que temos de buscar incentivo do governo, das empresas. Se for o caso, que o governo dê isenção de impostos a patrocinadores, para que o Manaus FC se torne mais competitivo no próximo ano”, propõe.
Alessandra também defende futebol feminino
Após o vice-campeonato do Brasileirão, o Manaus FC agora se prepara para a disputa da Série C em 2020. Por isso, a deputada Alessandra Campêlo (MDB) articula emenda parlamentar coletiva ao Orçamento, com o propósito de fortalecer o projeto do Gavião do Norte na Terceira Divisão.
“O clube já fez a sua parte ao garantir a vaga na Série C, portanto, merece todas as homenagens e reconhecimento porque resgatou o orgulho do torcedor amazonense. Agora nós precisamos garantir recursos, emendas parlamentares e, principalmente, buscar apoio junto às empresas do Distrito Industrial”, diz Alessandra.
Sobre a emenda parlamentar coletiva, a vice-presidente da Aleam explica que a ajuda será concedida com a condição de que o clube volte a ter uma equipe feminina disputando o amazonense. De acordo com a deputada, a última participação feminina na temporada foi em 2016, “quando as meninas do Gavião do Norte ficaram com o vice-campeonato estadual”, afirmou.
Diretoria de Comunicação
Texto: Elizabeth Menezes
Foto: Márcio Silva