Os deputados estaduais apresentaram na manhã desta quarta-feira (4), dois Projetos de Resolução Legislativa e um Projeto de Lei. Um projeto de resolução apresentado é o de autoria do deputado estadual Saullo Vianna (PPS), que cria a Frente Parlamentar em Apoio ao Desenvolvimento e Fortalecimento do Setor Primário.
De acordo com o projeto, a Frente Parlamentar terá caráter de associação suprapartidária e será composta por deputados estaduais com a finalidade de apoiar, acompanhar e propor políticas públicas para incentivar a produção e debater a desburocratização das constituições. A necessidade da Frente se faz pela importância da atividade para a economia do Estado, que é considerado fronteira agrícola no Brasil, produzindo mandioca, milho, arroz com expansão agropecuária também.
No mesmo dia foram apresentados 35 Requerimentos, sendo dois do deputado Adjuto Afonso (PDT), cinco do deputado Cabo Maciel (PL), cinco da deputada Alessandra Campêlo (MDB), um do deputado Roberto Cidade (PV), dois do deputado João Luiz (Republicanos), cinco da deputada Joana Darc (PL), um do deputado Augusto Ferraz (DEM), 11 do deputado Sinésio Campos (PT) e três do deputado Felipe Souza (Patriota).
Entre esse montante, Cabo Maciel solicitou ao Governo do Amazonas a estruturação de sala para atendimento de pacientes que tenham sofrido Acidente Cardiovascular Cerebral (AVC), no hospital de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus) e de Humaitá (a 590 km de Manaus), visando evitar o difícil deslocamento destes pacientes para a capital.
Preocupada com a segurança pública do município de Maués (a 276 km de Manaus) Maciel também requereu, junto ao Governo do Estado e ao Comando da Polícia Militar do Amazonas, a reforma e ampliação da delegacia do município e a ampliação do efetivo de policiais militares no município, com base no aumento da população, baseado no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um requerimento do deputado Sinésio Campos (PT) solicitou a instalação de um polo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), baseando-se no fato de que o mutirão de atendimento ocorrido no município de Humaitá (a 590 km de Manaus) não supriu as demandas do município.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Danilo Mello