Com o objetivo de proporcionar aos proprietários de veículos um desconto de 50% no pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), o deputado estadual Dermilson Chagas (PP) encaminhou requerimento em forma de Indicação ao Governo do Estado do Amazonas, ao anteprojeto de lei, que concede esse desconto aos donos de veículos automotores que fizerem a conversão do combustível para o Gás Natural Veicular (GNV).
A proposta foi encaminhada à Mesa Diretora da Aleam, durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (1) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao todo foram apresentados 149 requerimentos que passando a tramitar, que serão encaminhados para apreciação nas Comissões Técnicas da Casa Legislativa.
De acordo com o deputado Dermilson Chagas, a proposta tem por objetivo incentivar o uso do GNV no Amazonas levando-se em conta que o gás natural é menos poluente que os demais combustíveis, além de ter rendimentos 20% maior que a gasolina e ser encontrado em maior abundância em nossa região, com produção oriunda da reserva de Urucu, no município de Coari (a 363 km da capital).
Justifica ainda o parlamentar que o produto reduz o impacto da emissão de gás no meio ambiente. “Como se sabe o problema da poluição do ar é hoje um dos principais desafios a ser enfrentado pelas nações de todo o mundo. O gás natural tem uma emissão de gases poluentes 15% menor que o etanol (álcool) e 20% menor do que a gasolina”, alertou Dermilson.
Para o deputado, o uso de gás natural nos veículos é mais seguro do que os demais combustíveis por ser mais leve que o ar, possuir uma faixa de inflamabilidade menor, e, em eventuais vazamentos dissipam-se rapidamente, com menos riscos para incêndios.
Acompanharam o deputado na apresentação de requerimentos os deputados Belarmino Lins (PP), Dermilson Chagas (PP) e Serafim Correa (PSB), com um cada; Delegado Péricles (PSL), com dois; Josué Neto (PSD), com quatro; Cabo Maciel (PR), Saullo Vianna (PPS) e Carlinhos Bessa (PV), com seis cada; João Luiz (PRB) e Therezinha Ruiz (PSDB), com onze cada; Adjuto Afonso (PDT), com quinze; Fausto Júnior (PV), com vinte e um; Sinésio Campos (PT), com vinte e sete; e Joana Darc (PR), com trinta e sete.
Diretoria de Comunicação do ALEAM
Texto: Raimundo Nonato Lopes
Foto: Hudson Fonseca/Aleam