Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Defensoria capacita defensores e servidores para uma atuação mais humanizada no tratamento de conflitos familiares
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Defensoria capacita defensores e servidores para uma atuação mais humanizada no tratamento de conflitos familiares

22/12/2019
Compartilhar

FOTO: Divulgação/DPE-AM

capacitação é feita a partir do estudo das constelações familiares
 Defensores públicos e servidores que atuam na área de Família da defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participaram de capacitação para promover maior humanização no tratamento de conflitos familiares a partir do estudo do método da Constelação Familiar Sistêmica, que possibilita uma maior consciência dos envolvidos em relação ao conflito, gerando autoconhecimento e êxito em acordos eficazes. O curso foi realizado na sede da Defensoria e concluído na quinta-feira (19/12).
O objetivo da capacitação é introduzir no atendimento ao público da DPE-AM as Práticas Sistêmicas, que vêm sendo aplicadas em diversas Defensorias Públicas do país com a finalidade de promover um NOVO olhar sobre os conflitos familiares.
O Direito de Família é a área com maior volume de atuação na defensoria pública, e a instituição está atenta à necessidade de prestar um serviço individualizado e humanizado. Com o estudo das Constelações Familiares, a Defensoria objetivou apresentar uma nova ferramenta que contribuirá com o tratamento de conflitos familiares, autoconhecimento e desenvolvimento humano.
A Constelação Familiar Sistêmica é um método psicoterápico desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, pelo qual se estudam as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos. O Direito Sistêmico é a denominação criada pelo juiz Sami Storch para denominar o uso da técnica Constelações Familiares no âmbito do Judiciário, assim como o uso de posturas sistêmicas na solução de conflitos judiciais.
A defensora pública Carolina Carvalho, coordenadora da área de Família, explica que, com o curso, a Defensoria do Amazonas dá um passo à frente, estando preocupada não apenas com a questão jurídica trazida pelo assistido, mas também com as questões emocionais envolvidas.
“Estou imensamente feliz com esse momento. É um NOVO olhar no tratamento do conflito familiar. Nas Práticas Sistêmicas, nós aplicamos técnicas que aprofundam a consciência em relação ao que, de fato, acontece na vida do assistido em relação ao conflito. Muitas vezes, a gente pega uma situação de um divórcio, por exemplo, em que o casal briga por uma casa, mas identificamos que o conflito, na verdade, não é a casa, e sim as questões emocionais que estão envolvidas. A Constelação Familiar vem como uma ferramenta a mais para que possamos auxiliar as pessoas que atendemos, trazendo uma maior consciência na hora de realizar um acordo, na hora dessa busca de solução para o problema”, explica a defensora.
 Conhecimento – O curso foi ministrado pela psicanalista e consteladora, Cristiane Braga dos Santos, que apresentou aos servidores e defensores um pouco do que são as leis da Constelação Familiar Sistêmica dentro de um contexto da família e do atendimento que é prestado pela Defensoria. Segundo a psicanalista, o método PODE dar uma importante contribuição.
“A utilização do método PODE contribuir para o trabalho da Defensoria. Primeiro, porque o defensor também se vê, porque todos somos pessoas, e quem está ali atendendo também precisa se enxergar. A gente consegue trabalhar com as emoções do outro quando a gente já trabalhou as nossas. Em segundo lugar, os defensores e servidores irão demonstrar para o assistido onde ele está errando e o que PODE fazer para que este conflito seja solucionado. Às vezes, uma palavra ou ideia dada por alguém de fora da situação consegue dar um direcionamento melhor para o problema. Por exemplo, em uma família em que pai e uma mãe estão se separando com briga, eles não entendem que não tem ‘ganha-ganha’, os dois estão perdendo. Isso é algo que é sistêmico, eles estão acostumados a brigar muito pelas coisas. Então, quando a gente consegue dar um olhar sistêmico, consegue fazer eles entenderem que essa briga não tem fundamento”, explica ela.
Cristiane Braga ressalta ainda que a Constelação é uma consciência das chamadas Leis do Amor, e é utilizada com o objetivo de equilibrar os relacionamentos interpessoais e colocar a pessoa no lugar que realmente é dela, fazendo com que entenda que não precisa replicar o passado, a ancestralidade, que PODE ter a vida diferente da dos pais dela, por exemplo.
“Quando entendo que pertenço a um grupo, quando entendo a hierarquia, quando consigo entender o equilíbrio, que não posso dar demais nem receber demais, a minha vida consegue ter uma estabilidade. A Constelação é como uma lupa, que amplia a visão sobre o problema e mostra onde ele está, gerando também uma autorresponsabilidade”, concluiu.
Para o defensor público Marco Aurélio Martins da Silva, que participou da capacitação, o curso foi denso e até contundente. “Deixou clara a necessidade do autoconhecimento e do equilíbrio para se poder atuar na conciliação e mediação, principalmente familiar. Com certeza essas mais de 20 horas de curso irão se refletir em mim e na equipe que atua na Família, para um atendimento mais humanitário e efetivo dos assistidos”, afirmou.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

09/09/2025
Governo do Amazonas

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Sepror profissionaliza mais de três mil produtores rurais em cinco municípios do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

PACs de Manaus aumentam em 61% a oferta de serviços durante Mutirão da Cidadania

09/09/2025
Governo do Amazonas

Seas dá início à capacitação do programa Bolsa Família

09/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus