O curso Tecnologias e inovação para a melhor idade concluiu a primeira semana de atividades na tarde desta sexta-feira (23). Na quinta aula, ministrada pelo instrutor George Schnnyder, os alunos estudaram o tema Internet. A capacitação voltada ao público com idade acima de 60 anos acontece até a sexta-feira (30), no Laboratório de Informática II, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Durante a dinâmica promovida em sala de aula, os participantes receberam noções teóricas e as aplicaram de forma prática. Dentre os conteúdos transmitidos pelo professor, os estudantes aprenderam que a internet é uma grande rede de computadores interligados e trocando informações. Eles debateram sobre os aspectos negativos e positivos da tecnologia, enfatizando o seu valor utilitário como meio eficaz ao oferecimento de serviços e entretenimento, como pagamento de contas, troca de correspondências, bate papo, pesquisas, propaganda, tradução, entre outros benefícios.
A professora aposentada de Biologia, Sandra Dolores Oliveira dos Santos, de 69 anos, avaliou o curso como proveitoso para a interação dos participantes ao mundo atual. “A partir do nosso aprendizado aqui a gente vai poder entrar na internet, poder ver coisas que às vezes a gente ficava dependendo de familiares, falar com pessoas de outros estados e muitos mais. Muita coisa já está mudando pra gente”, afirmou Sandra. Ela aconselhou o curso para outras pessoas. “Eu quero inclusive que tenham outros, que continue, este é o pedido aqui da nossa sala”, pleiteou a aluna.
A servidora aposentada da Aleam, Ivandete Seixa, 73 anos, classificou o curso como maravilhoso. “Nós precisamos desse novo conhecimento, que é a internet”, comentou a aluna. Na avaliação dela, o conhecimento adquirido vai enriquecê-la em muito nas relações do dia a dia. “Eu estou familiarizada com o assunto e vou interagir mais com o mundo, através dessa tecnologia universal”, observou.
Ao avaliar a atuação dos participantes na primeira metade do curso, o facilitador George Schnnyder destacou o interesse da turma. “A gente vê que realmente eles têm uma sede por esse conhecimento”, disse o orientador. Ele lembrou que muitos deles são alunos que já tentaram fazer curso de informática outras vezes, mas pela idade e falta de conhecimento se sentiram deslocados. “Mas com essa metodologia exclusiva para eles, com esse foco e com esse entendimento, a gente conseguiu agregar um valor que os mantêm firmes aqui dentro do curso”, comemorou o professor. De acordo com Schnnyder, o curso “Tecnologias e inovação para a melhor idade” é apenas o primeiro de muitos na área, direcionados ao público idoso.
Além do tópico internet, foram ministrados, na primeira semana do curso, conteúdos relativos à introdução sobre o que é o computador, suas partes, como funciona, como se utiliza o pen drive e como se armazenam arquivos. Na semana entre os dias 26 a 30 de agosto, eles estudarão sobre redes sociais, smartphones e e-mail. Conforme George Schnnyder, cada aluno irá criar seu e-mail pessoal e todos trabalharão trocas de mensagens entre eles. O curso total tem carga de 30 horas.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Elisa Garcia Maia