Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Crianças com deficiência brilham na pista de atletismo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Crianças com deficiência brilham na pista de atletismo

23/08/2019
Compartilhar

Elas participam dos projetos “Circuito Motor” e “Cinoterapia”, promovidos pela Seped há cerca de três meses

Mais de 60 crianças que participam dos projetos promovidos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), “Circuito Motor” e “Cinoterapia”, deram um brilho especial à pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus nesta quinta-feira (22/08). A atividade fez parte da programação da 8ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que iniciou na última quarta (21/08) e segue até terça-feira (28/08), com a participação das crianças atendidas pela Seped.

Para o casal Nathália Bindá e Bryann Bindá, ambos de 28 anos, pais da pequena Júlia, de 4 anos e que tem síndrome de Down, além do Jaavas ser importante para a socialização da filha com outras crianças, este tipo de evento serve para que troquem experiências com outros pais.

“É a primeira vez que a gente lida com um grande público. Muita gente esconde seus filhos por causa de uma deficiência, e eu espero que mais gente conheça esse projeto e traga seus filhos”, disse o pai da menina, relatando também que participar, semanalmente, de atividades do Circuito Motor na Seped já fez com que Júlia evoluísse consideravelmente nos aspectos social e motor.

“Ela estava começando a andar quando uma pneumonia muito forte a derrubou. Tivemos que recomeçar do zero, e lá na Seped ela voltou a dar os primeiros passos. Não bate mais no irmão mais novo, está mais sociável”, contou Bryann.

A dona de casa Laudecir da Silva, de 39 anos, leva o filho autista Juan Gilberto, de 2 anos, a todo evento que envolva a participação de outras crianças. Segundo a mãe, o garoto, que participa da Cinoterapia, evoluiu “em tudo desde que começou a terapia com cães”. Além da socialização, Laudecir destacou que, hoje, o filho é menos agitado.

“Sabemos que ainda falta muito para que possamos deixar nossos filhos independentes, de fato. Mas a Seped está fazendo a parte dela quanto à inclusão”, disse a mãe de Juan.

Programação – Desde a última quarta-feira (21/8), as crianças têm participado da oitava edição dos Jaavas. Ontem (22/8), as atividades foram realizadas na Vila Olímpica de Manaus, mas até o final da temporada, as equipes vão passar pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pela Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e pelo Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.

Confira a agenda:

• Dia 26: Circuito Motor, das 8h às 11h, na quadra 2 da FEFF, na Ufam

• Dia 27: Natação, às 8h, na piscina da Escola André Vidal

• Dia 28: Encerramento, mostra de dança e premiação, às 9h, no Magdalena Arce Daou

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Esporte, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Pneumonia, Região Norte do Brasil, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus