Mais de 500 pessoas participaram da 6ª edição da Corrida Azul que ocorreu neste sábado, 20/7, no Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus e executado pela da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve como objetivo incluir a pessoa com deficiência (PCD), por meio de atividades esportivas, de forma espontânea, a um estilo de vida saudável e participativo.
A organização ficou por conta dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) e contou com as parcerias da Secretaria Municipal De Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM), Gestão de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Para a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, a grande presença de público mostrou que a população abraça a causa da pessoa com deficiência cada vez mais. “É um público muito bom, uma aceitação da população que inclui a pessoa, abraça a causa e socializa. Isso é muito bom para a Prefeitura que trabalha com inclusão há muito tempo”, declarou.
O sentimento foi compartilhado pela diretora do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, Reni Formiga, que participa desde a primeira edição da atividade. “Essa corrida nós temos o maior prazer de fazer, porque o intuito é de fortalecer cada vez mais a inclusão. Notamos que a adesão é maior e isso é bom porque a inclusão acontece ainda mais, que é uma luta da Prefeitura”, completou.
Corridinha AzulAntes do início da corrida, aproximadamente 100 crianças participaram da Corridinha Azul. A ideia não era que elas competissem, mas que praticassem atividades físicas e socializassem.
Como foi o caso da aluna Adria Letícia, que frequenta a Apae e a escola municipal Heleno Nogueira. De acordo com avó da estudante, Rosângela Nascimento, esta não é a primeira vez que ela participa do evento. “Eu soube através de uma amiga da Apae e comprei a blusa. Ela fica muito alegre quando corre. Ela já participou de algumas edições”, disse.
Ao final, cada participante da Corridinha recebeu uma medalha pela participação.
CorridaA corrida adulta foi dividida nas categorias masculina e feminina e acima de 60 anos. Com 15 minutos de corrida, os primeiros participantes começaram a cruzar a linha de chegada.
O primeiro a percorrer o trajeto de 5 km foi Leandro Costa, gari e atleta. Esta foi a segunda vez que ele participou da prova. “Eu agora estou voltando de uma lesão grave na coluna e, hoje, pude correr e vim dar essa força. Eu corro em diversas provas pelo Amazonas, e não poderia deixar de participar desta, porque minha cunhada era autista e eu queria dedicar essa vitória a ela”.
Além de trabalhar com inclusão, a Corrida Azul teve por finalidade de arrecadar fundos para ajudar a Apae, por isso, todo o valor arrecado com as inscrições foi doado para a associação.
— — —
Texto – Alexandre Abreu/Semcom
Fotos – Nathalie Brasil/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmFj6bSi
Corrida Azul na Ponta Negra tem mais de 500 participantes Prefeitura Municipal de Manaus.