A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou a liberação de R$ 265,3 mil para ações de assistência à população afetada por inundações em Coronel João Sá (BA). A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial da União. Os recursos serão utilizados para a aquisição de cestas básicas e de kits de limpeza, além de colchões, travesseiros e roupas de cama.
Na sexta-feira (12), Coronel João Sá e a cidade vizinha de Pedro Alexandre (BA), obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência publicado no Diário Oficial da União. A primeira foi reconhecida em decorrência da inundação do Rio do peixe e a segunda em função do rompimento/colapso da barragem Quati, na última quinta-feira (11).
Para receber auxílio emergencial da Sedec, estados e municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública – deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual. Prefeituras e governos também devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para execução das ações.
Acompanhamento
Técnicos da Defesa Civil Nacional acompanham, desde a última semana, as ocorrências de desastres naturais na região. As atividades contaram com a visita do secretário, coronel Alexandre Lucas, para avaliação do cenário nas regiões afetadas e apoio à equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
Nas cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, o MDR apoia as Defesas Civis locais desde as primeiras horas da ocorrência. O secretário Alexandre Lucas está desde domingo (14) na região, onde participou de reuniões com representantes de órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos nos trabalhos
“O objetivo da nossa visita foi apoiar a Defesa Civil local para que a documentação de solicitação de recursos fosse encaminhada ao MDR com a maior agilidade possível. Viemos para verificar as necessidades imediatas visando garantir o restabelecimento da normalidade”, ressaltou o coronel Alexandre Lucas.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional