A educação no país não é de responsabilidade apenas do Poder Executivo e o Senado tem obrigações com o setor, inclusive com relação à reforma educacional “a maior das reformas”. As afirmações foram feitas pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) nesta terça-feira (6), em Plenário
Com essa avaliação, o senador sugeriu que a Casa ofereça uma premiação nacional que recompense os melhores professores, escolas e inovações no setor da educação, com gratificação alta, em torno de R$ 1 milhão. O parlamentar argumentou que essa sugestão pode contribuir para estimular os profissionais a atuar para diminuir os níveis de repetência e evasão escolar.
— O prêmio não seria uma medalhinha ou uma plaquinha boba, dessas que valem R$ 10 e qualquer um compra — afirmou Confúcio Moura.
Ele detalhou sua intenção com a proposta:
— Vai dar uma competição bonita e isso vai irradiar. Isso cria uma disputa boa no Brasil: “Eu vou ganhar esse prêmio”. E assim a melhor escola, o prefeito mais cuidadoso na área da educação, nós vamos contagiando. É uma onda energética que a gente vai movimentando o país de baixo para cima e o Senado fazendo isso — explicou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)