Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Concurso da Seduc-AM elegeu melhor receita regional da alimentação escolar
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDUC

Concurso da Seduc-AM elegeu melhor receita regional da alimentação escolar

07/10/2019
listen pt br 208
Compartilhar

13:09 – 07/10/2019

Carlem Maressa dos Santos Leal foi a grande campeã da disputa; ela ganhou uma viagem para qualquer lugar do Brasil, onde terá a oportunidade de fazer curso de capacitação
A manipuladora de alimentos Carlem Maressa dos Santos Leal, da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, foi a grande vencedora da segunda edição do concurso “Melhores receitas regionais da alimentação escolar”. O resultado saiu neste domingo (06/10), durante a 41ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). A merendeira esteve na final com outros seis colegas de profissão com a sua porpeta de pirarucu, receita escolhida pelos jurados como a melhor da disputa. A campeã foi premiada com uma viagem para qualquer lugar do Brasil, onde poderá participar de um curso de capacitação escolhido.
A competição foi realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e teve como objetivo valorizar o papel dos merendeiros da rede estadual, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar e mobilizando a comunidade acadêmica para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
Carlem Maressa foi a última a apresentar o seu prato, a porpeta de pirarucu, à banca de jurados e, coincidentemente, terminou a noite como primeira colocada. Bastante emocionada – e ovacionada pela plateia –, a manipuladora da EE Homero de Miranda Leão se disse surpresa com o resultado. “É uma receita simples, mas confiei muito no sabor. Temos que ser coerentes com o nosso trabalho, portanto me apoiei em três pilares: tempo, disponibilidade de alimentos e aceitação dos estudantes”, afirmou Carlem Maressa.
A merendeira conta que tentou dar uma ‘cara’ nova ao pirarucu, peixe que faz bastante sucesso entre os seus alunos. “A receita não envolve muito pré-preparo, e busquei realmente enriquecê-la com outros itens, como a abóbora, sabendo que os estudantes podem ter acesso a esses produtos. Só por esse reconhecimento, já me achei vitoriosa. Nós, merendeiros, temos um trabalho muito importante, pois apresentamos e introduzimos uma alimentação mais saudável e regional a esses alunos. Eu amo o que faço e os trato [estudantes] como meus filhos”, finalizou a campeã.
Sucesso – O titular da Seduc-AM, Vicente Nogueira, destacou o empenho da secretaria e parabenizou o comprometimento dos profissionais pelo sucesso do concurso. “Muitos são os responsáveis para que pudéssemos estar comemorando, hoje [domingo], este sucesso. Em primeiro lugar, estão os nossos manipuladores, que aqui estão tendo o seu esforço e trabalho reconhecidos. Gostaria de parabenizar também os gestores, coordenadores distritais e parceiros pelo empenho. É necessário um conjunto enorme para tornar este momento festivo uma realidade para todos. Ano que vem tem mais!”, prometeu Vicente Nogueira.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Flávio Antony, foi um dos jurados da disputa e elogiou o alto nível dos pratos apresentados durante a final. “Estão todos parabéns, tudo de altíssimo nível e excelente qualidade. E o melhor é saber que essas receitas vão para a mesa dos nossos estudantes. Como foi lembrado, aqui, muitos deles vão para a aula pensando na refeição, porque não têm o que comer em casa. Poder colocar algo de qualidade para esses alunos faz toda a diferença”, frisou Antony.
Ele ressaltou, ainda, a oportunidade que os três primeiros colocados terão de visitar um lugar do Brasil e participar de um curso de capacitação: “Outro ponto que vale enfatizar é que esses merendeiros tiveram de trabalhar com alimentos que a própria ADS fornece, por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, concluiu.
Premiação e jurados – Os três primeiros colocados do “Melhores receitas regionais da alimentação escolar” ganharam uma viagem para qualquer lugar do país, onde terão a oportunidade de participar de um curso gastronômico. O restante dos participantes recebeu R$ 500, cada. Os pratos da finalíssima foram analisados por cinco jurados: Eliana Guedes (presidente da Avamseg), Flávio Antony (presidente da ADS), Breno Cabral (jornalista), Fabíola Borges (chef) e Mara do Socorro (nutricionista).
Classificação final – Após quatro dias de eliminatórias na 41ª Expoagro, a classificação final do segundo concurso “Melhores receitas regionais da alimentação escolar” ficou:
1º – Carlem Maressa (porpeta de pirarucu), da EE Homero de Miranda Leão
2º – Luiziane Lima (gratinado de pirarucu, cará e queijo coalho), da EE Marechal Hermes
3º – Leonilda Ferreira da Silva (pirarucu desfiado a’leni com farofa de couve e arroz), da EE Márcio Nery
4º – Denivaldo Teixeira (pirarucu à moda escolar), da EE Sérgio Pessoa
5º – Valdemira da Silva (escondidinho virgiliano com sobremesa Arthur & Julieta); do Centro Educacional Arthur Virgílio Filho
6º – Marcicleia Lima (macarronada de pirarucu ao molho branco de macaxeira), da EE Vicente Schettini
7º – Alais Costa e Paula Andreia (charuto); da EE Benício Leão
FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

[embedded content]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Homero de Miranda Leão, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 1024x683 1
DestaqueSEDUC

“Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação

27/07/2022
Euzivaldo Queiroz Seduc AM 2 1024x682 1
MancheteSEDUC

Rede estadual de ensino têm até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

28/06/2022
WhatsApp Image 2022 06 21 at 14.55.04 1024x686 1
MancheteSEDUC

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para projeto Mestre Qualificado

21/06/2022
Educacao Fotos Euzivaldo Queiroz 5 1 1024x686 1
EducaçãoSEDUC

Da escola para o trabalho: estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

09/06/2022
Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 27 1024x683 1
DestaqueSEDUC

Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 19 at 10.44.08 1024x682 1
SEDUC

Professora da rede estadual leva convidados à sala de aula para mostrar Matemática em cada profissão

19/05/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus