Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Comunidades indígenas de Maués vão contar com sistema de abastecimento de água movido a energia solar
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Comunidades indígenas de Maués vão contar com sistema de abastecimento de água movido a energia solar

09/07/2019
Compartilhar

Cinco comunidades indígenas da etnia Sateré Mawé, no município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus), vão contar com melhorias no abastecimento de água potável, a partir da construção de um sistema movido a energia solar. A obra busca solucionar problemas de abastecimento de água potável em áreas rurais e nas comunidades indígenas da região, no período de seca, quando o nível da água dos rios baixa e acaba dificultando o abastecimento devido à distância e a qualidade da água com os níveis baixos do rio Maués Açu.

As comunidades indígenas beneficiadas são Monte Salém, NOVO Belo Horizonte, Terra Nova, Boas Novas e Sagrada Família. A obra faz parte do Programa de saneamento integrado de Maués (Prosaimaués), coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O programa já realizou a construção de oito poços no município nas comunidades indígenas de Santo Anjo, Livramento I, Livramento II, Nova Liberdade, Santa Izabel, Marau NOVO, São Benedito e São Pedro, entre os anos de 2017 e 2018.

A estrutura do sistema de abastecimento de água será composta por cinco poços tubulares e um sistema de esgotamento sanitário ligado a um banheiro equipado com pias e torneiras distribuídas pela comunidade para facilitar a coleta dessa água potável. O processo ocorre quando os raios solares incidem em uma placa fotovoltaica que transfere essa energia para uma bateria que vai distribuir a energia para o sistema de abastecimento de água.

A proposta da construção é proporcionar melhor qualidade de vida para comunidades longínquas da sede do município, garantindo abastecimento regular de água potável para que os indígenas e moradores dessas áreas possam ter acesso à água limpa durante o período de estiagem.

A sustentabilidade e durabilidade desse sistema de abastecimento de água potável foram os principais pilares na elaboração do projeto, conforme explica o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo.

“Essas comunidades poderão viver outra realidade após a conclusão dessas obras, pois ganharão qualidade de vida por meio do abastecimento de água potável. E o sistema de esgotamento que será implantado vai garantir uma saúde melhor para esses indígenas e moradores dessas comunidades rurais, evitando uma série de doenças decorrentes da falta de saneamento”, afirmou.

Sustentabilidade – O projeto de abastecimento de água será todo movido a energia solar, tendo uma energia sustentável e mais limpa no funcionamento dos poços. Os projetos anteriores se utilizavam de motores movidos a diesel, o que acabava criando um custo regular para o abastecimento dessas comunidades, assim como ainda iriam precisar vencer as barreiras da distância para a chegada do diesel, pois as comunidades estão situadas em locais distantes de Maués.

O subcoordenador de engenharia da UGPE, João Benaion, afirma que a execução desse projeto veio para vencer a dificuldade da distância. “Essas comunidades enfrentam muitas dificuldades na época da seca dos rios, pois as margens deles se tornam distantes. E o projeto vai também oferecer saneamento básico a essas comunidades, uma vez que elas terão um banheiro equipado com vaso sanitário, chuveiro e torneira com pia.

Sensibilização – O ProsaiMaués confeccionou uma cartilha educativa intitulada “Água é Vida”, com o objetivo de orientar os indígenas sobre como realizar o uso do sistema, assim como a manutenção dos mesmos, afim de que esses poços e a estrutura sanitária dos banheiros tenha uma utilização adequada prolongando sua vida útil.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Abastecimento, Amazonas, Energia, Estado de Minas Gerais, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Manaus, Maués, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Cosama entrega 50 mil copos e instala pontos de hidratação no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

31/01/2026
Governo do Amazonas

Técnica de Adubação com Preparo de Áreas é tema de curso da Sepror para 20 produtores em Rio Preto da Eva

31/01/2026
Governo do Amazonas

Saúde AM Digital amplia telessaúde em Santa Isabel do Rio Negro e atende mais de 14 mil moradores

31/01/2026
Governo do Amazonas

Rafaela Nascimento fica com o vice-campeonato mundial de Jiu-Jitsu No-Gi e representa projeto Jovens Embaixadores no Ibirapuera

31/01/2026
Governo do Amazonas

FVS-RCP realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites na zona leste de Manaus durante Governo Presente

31/01/2026
Governo do Amazonas

Governo Presente levou mutirão de serviços ao Puraquequara e ampliou acesso da zona rural a serviços essenciais

31/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus