Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Comitê Estadual da Primeira Infância Amazonense realiza primeira reunião na Susam
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Comitê Estadual da Primeira Infância Amazonense realiza primeira reunião na Susam

11/12/2019
ComitC3AA Estadual da Primeira InfC3A2ncia Amazonense 1 1 500x375 1
Compartilhar

11:31 – 11/12/2019
FOTO: Divulgação/Susam
Com a participação das secretarias de Estado de Saúde (Susam),  de Educação e Desporto, e de Assistência Social (Seas), e da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), foi realizada nesta terça-feira (10/12) a primeira reunião do núcleo-gestor do Comitê Estadual do programa Primeira Infância Amazonense (PIA). O objetivo da reunião foi a constituição do núcleo, que deverá contar com outros atores e a definição de estratégias para o projeto.
 Criado pela Lei  4.312/2016, o PIA é parte integrante da Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da Primeira Infância e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até os 6 anos de idade, com ênfase na faixa etária de 0 a 3 anos, complementando a ação da família e da comunidade.
 Em 2019, o  governador do Amazonas, Wilson Lima assinou o Pacto Nacional pela Primeira Infância na Região Norte. O documento prevê um cronograma de ações até 2020 para promover a proteção das crianças nos primeiros anos de vida. Entre as medidas está a implementação do PIA, estabelecendo a intersetorialidade na realização das ações, envolvendo governos, a Justiça e a sociedade civil organizada.
 “Esse é momento inicial de um projeto macro, que deve ser contínuo e com a participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representantes da sociedade civil, tratando como prioridade promover ações desenvolvimento e assistência integral das crianças na capital e nos municípios do interior do estado”, destacou o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.
 Além dele, participaram da reunião, na sede da Susam, a coordenadora do Programa Saúde nas Escolas da  Secretaria de Educação e Desporto, Delta Segadilha; a juíza titular do Juizado da Infância e Juventude Cível, Rebeca de Mendonça Lima; e a secretária administrativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij), Haline Gomes de Campos, além da psicóloga do Núcleo de Projetos Estratégicos – Apoio à Saúde da Criança e Mulher da Susam, Katherine Benevides, e da coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud.
 “Para que a lei estadual seja cumprida e o programa Primeira Infância Amazonense implantado no interior, é importante que os municípios tenham também suas leis municipais, porque assim se consolida a lei estadual e a lei nacional, que é a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc)”, afirmou a psicóloga Katherine Benevides, reconhecendo este como o momento de institucionalização do PIA.
 A titular do Juizado da Infância e Juventude Cível, Rebeca de Mendonça Lima acrescentou que o projeto vai ajudar a levar cidadania para as crianças do interior.
 “A realidade da nossa região é diferente. Temos dimensões continentais, o que dificulta o acesso da população de municípios mais distantes aos serviços básicos, como registro de nascimento. Então, estruturar um plano voltado para a primeira infância vai proporcionar a essas populações mais cidadania e oferta de serviços essenciais”.
 Uma nova reunião foi marcada para aprovação do regimento do comitê, que deve envolver demais secretarias, instituições e organizações da sociedade civil. O regimento do comitê vai definir as prioridades e as responsabilidades do núcleo gestor.
 Projeto modelo – O município de Lábrea, distante a 865 quilômetros de Manaus, está recebendo a implantação de um projeto modelo do programa Primeira Infância Amazonense, com o apoio da prefeitura do município, secretarias municipais e câmara de vereadores.
 “Nós vamos trabalhar a intersetorialidade, da saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, sociedade civil, todos juntos pela primeira infância. Este modelo implantado em Lábrea servirá de exemplo para todos os demais municípios, aprovado dentro do comitê estadual”, explicou a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud.
 De acordo com a coordenadora, a partir da implantação do projeto no município, será criada a Lei Municipal de Primeira Infância. “Fizemos uma visita à câmara de vereadores, ao juizado e às secretarias para explicar o projeto e a lei estadual, que já existe, e assim aprovar no comitê o plano da primeira infância no município”.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Cidadania, Cultura, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Esporte, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Lábrea, Legislação, Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Secretaria de Educação, Serviços, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Detran AM Operacao Parintins Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x576 1
Governo do Amazonas

Operação Parintins Mais Segura: Detran-AM aborda 278 veículos e registra oito casos de alcoolemia

19/05/2025
FVS RCP Resultado Paic FOTO Divulgacao FVS RCP
Governo do Amazonas

FVS-RCP divulga resultado final do PAIC edição 2025/2026

19/05/2025
Detran AM Fiscalizacao CRED Divulgacao Detran 1 1024x683 1
Governo do Amazonas

Equipe de Fiscalização do Detran-AM deflagra mais uma Operação Lei Seca

19/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 19 at 145706 1024x540 1
Governo do Amazonas

Cineclube de Arte exibe documentário inspirado no mundo imaginário de DaSilva DaSelva

19/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 19 at 133655 1024x576 1
Governo do Amazonas

Polícia Civil deflagra operação e apreende drogas, armamentos, munições e caminhonete; prejuízo ao crime organizado é de R$ 1 milhão

19/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 19 at 114854 768x1024 1
Governo do Amazonas

NRA Show 2025: Afeam, Sebrae e Abrasel participam da maior feira de food service do mundo

19/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus