A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea-AM) disponibiliza, em seu site www.jucea.am.gov.br, a partir desta sexta-feira (05/07), canal de comunicação para o usuário enviar suas sugestões e opiniões para o Comitê Estadual da RedeSim (também conhecido como Comitê de desburocratização), composto por 30 órgãos envolvidos na constituição e licenciamento de empresas no estado.
O objetivo do canal de comunicação é estreitar ainda mais o relacionamento com o usuário e entender onde é preciso melhorar os serviços e atendimentos oferecidos pelos órgãos. O comitê tem por finalidade criar e resgatar projetos voltados para a desburocratização e a simplificação na constituição de registro e licenciamentos para abertura de empresas no Amazonas.
Entre os órgãos que compõem o comitê estão: a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti); Associação Comercial do Amazonas (ACA); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Manaus), Secretaria Municipal de Finanças de Manaus (Semef), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Receita Federal e entidades de classe.
De acordo com o presidente da Jucea, Ênio Ferrarini, a autarquia dá mais um importante passo no projeto de modernização e simplificação do Registro Mercantil no Brasil e na melhoria do ambiente de negócios com a implantação do Subcomitê Estadual da RedeSim. Embora haja previsão em lei, poucas juntas comerciais do Brasil já implantaram o Comitê, e o Amazonas mais uma vez se destaca neste projeto.
“Na condição de responsável pela governança estadual da Redesim e de integrador entre todos os órgãos que compõem o processo do Registro Mercantil, a Junta Comercial do Amazonas tem exercido um bom protagonismo em nível estadual e nacional neste projeto. O Subcomitê Estadual tem muitos aspectos importantes. Ao promover o encontro presencial dos órgãos que compõem o projeto, permite a participação da sociedade civil por meio das entidades de classe que compõem o comitê e, por fim, como uma iniciativa particular da Jucea, democratiza ainda mais o processo, ao permitir que o cidadão e profissionais da área apresentem suas sugestões e críticas diretamente ao comitê por meio de canal específico criado em nosso site”, destacou Ênio Ferrarini.
RedeSim-AM – Todas as informações sobre o processo para abertura, alteração e baixa da empresa, bem como sua regularização nos órgãos de licenciamento, estão disponíveis de forma digital, no portal RedeSim-AM, no site da Jucea, que passou a receber somente processos enviados de forma 100% digital no dia 15 de abril.