Os números preocupam. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele. No Amazonas, a estimativa do Inca é de 1.080 casos por ano, sendo a maioria, 600, em mulheres. Por isso, como dermatologista e presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), realizou uma ação de conscientização nesta quarta-feira (18), no Hall da Aleam, com a distribuição de material informativo.
Para a parlamentar, essa causa precisa ser abraçada o ano todo e os cuidados com a pele precisam ser diários. “Nós somos o segundo estado no ranking nacional de Câncer de Pele. Precisamos reverter esse quadro com muita orientação e prevenção como o uso do protetor solar diariamente, mesmo em ambientes fechados; evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar o filtro solar próprio para os lábios. Esse tipo de neoplasia maligna ocorre, geralmente, em partes do corpo mais expostas ao sol”, orientou Mayara.
Durante todo o mês, a deputada divulgou nas redes sociais conteúdos explicativos sobre a doença e também protocolou um Projeto de Lei (PL), o qual estabelece que os produtos considerados protetores soares, embora cosméticos, sejam equiparados aos medicamentos, para efeito de tributação do ICMS, no Amazonas.
“Os protetores solares têm uma importância significativa no combate ao câncer de pele, pois tem mecanismos de fotoproteção. Dessa forma, inibi a incidência dos raios ultravioletas, protegendo a pele. O que precisamos é tornar este produto um pouco mais acessível”, explicou.
É importante ressaltar que câncer de pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Existem diversos tipos de câncer de pele, divididos em dois grupos principais: os melanomas e os carcinomas (também conhecidos como “câncer de pele não-melanoma).
Os principais sinais da doença são manchas que coçam, descamam ou sangram; pintas ou sinais que mudam de tamanho, forma ou cor; mudança na textura da pele ou dor e feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Por isso, a qualquer desses sintomas procure um dermatologista.
Gabinete da Deputada Dra Mayara Pinheiro (PP)
Texto: Assessoria da Deputada
Eduardo Asfora (92) 99161-4456
Foto: Dhyeizo Lemos