DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente é responsável por opinar sobre projetos de lei e outras matérias com impacto urbanístico. O cadastro territorial do município, planos gerais e parciais de urbanização ou reurbanização, zoneamento, uso e ocupação do solo, além de obras e serviços públicos também fazem parte do escopo de atuação dos vereadores que compõem o colegiado.
Uma das sete comissões permanentes da Câmara, a de Política Urbana também avalia a execução e eventuais alterações do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Sancionado em 2014, o plano orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade até 2030.
Os membros do colegiado ainda opinam em assuntos relacionados ao controle da poluição ambiental, proteção da vida humana e preservação dos recursos naturais.
Composta por sete membros, a Comissão de Política Urbana é presidida atualmente pelo vereador Dalton Silvano (DEM) – a vice-presidência é do vereador Souza Santos (PRB). Os demais membros são os vereadores Arselino Tatto (PT), Camilo Cristófaro (PSB), Fábio Riva (PSDB), José Police Neto (PSD) e Toninho Paiva (PL).
As reuniões ordinárias da Comissão de Política Urbana ocorrem semanalmente às quartas-feiras, a partir das 13h, ao auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.
Comissão de Política Urbana avalia impacto urbanístico de projetos de lei e ações da prefeitura Câmara Municipal de São Paulo.