Presidente da comissão, Joana Darc (PL), reuniu autoridades de órgãos ambientais, ONGs e servidores para dar start às ações realizadas no estado
Levando conscientização e orientações para combate ao abandono de animais no Amazonas, foi dado o início oficial ao Dezembro Verde na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na noite desta terça-feira (03). A abertura do mês temático foi marcada pelo acendimento das luzes na cor verde na fachada da sede da casa legislativa.
A solenidade de abertura foi liderada pela Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), deputada Joana Darc (PL), autora da Lei nº 4.989/2019, que inclui o “Dezembro Verde” no calendário oficial do Estado do Amazonas. Na oportunidade, a parlamentar ressaltou a importância de se trabalhar a conscientização em relação ao tema. “A população precisa entender o problema da quantidade que se tem hoje de animais em situação de rua. Além de ser crime ambiental, pois se trata de maus-tratos, o abandono acarreta também a proliferação de doenças, ou seja, trata-se também de uma questão de saúde pública. E o Dezembro Verde vem exatamente com esse objetivo, conscientizar e coibir atitudes que levam as pessoas a abandonar animais nas ruas, principalmente neste período do ano, quando muitas famílias viajam e acabam deixando para trás seus animais”, explicou a parlamentar.
A deputada destacou que uma das medidas para prevenir o aumento populacional de animais nas ruas é castração. “A gente só consegue reduzir o número de animais nas ruas, e evitar que crias indesejadas (ninhadas de cães e gatos) sejam abandonadas em pontos estratégicos por pessoas que não têm consciência, por meio da castração”, ressaltou.
Castramóveis para capital e municípios do interior
Durante a solenidade, a parlamentar anunciou a destinação de recursos para que no segundo semestre de 2020 três castramóveis estejam atendendo as demandas de castração da capital e dos municípios do interior do estado. “Estou destinando recursos das minhas emendas parlamentares para que, até o segundo semestre do ano que vem, três castramóveis estejam em pleno funcionamento, rodando nos bairros de Manaus e também nas cidades do interior do estado para atender as necessidades da população. Hoje o Centro de Controle de Zoonoses não consegue atender essa demanda e esses novos castramóveis são uma grande vitória para todos nós da causa animal”, anunciou Joana Darc.
O evento contou com a participação de órgãos ambientais como Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ONGs relacionadas à causa animal, voluntários da campanha Dezembro Verde e servidores da Aleam.
texto: Ariane Araújo – Assessoria de Imprensa
Imagens: Fábio Romão