A Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai iniciar neste segundo semestre as atividades do “Projeto de Intervenção escolar”, com palestras e atividades pedagógicas abordando temas importantes relacionados a crianças e adolescentes, como bullying, abuso sexual e suicídio na adolescência.
O projeto será lançado para as secretarias de educação do Estado e Município na próxima terça-feira (27) em um evento no Mini Plenário Cônego Azevedo, às 14h. O presidente da Comissão, deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), fala sobre a criação do projeto. “A comissão está buscando estar in loco, próxima dos problemas que ainda atingem as nossas crianças e a nossa juventude, expandindo os trabalhos da Comissão para além dos limites da Assembleia”, declarou.
A coordenadora do projeto, a psicóloga Veruza de Lima, explicou o funcionamento do projeto. “A nossa equipe psicossocial de psicólogos e assistentes sociais vai até a escola e após o gestor identificar duas turmas para receber a ação do projeto, iremos lá realizar palestras sobre os temas que estão mais em voga e atingindo as crianças e a juventude, como suicídio, bullying, automutilação, entre outros”, explicou.
Segundo Veruza, a educação infantil também terá uma atenção especial do projeto, mas com o uso de recursos lúdicos apropriados para a faixa etária, como o uso de fantoches e arte terapia. “Também vamos trabalhar na parte da educação infantil, através da arte terapia, que é um braço deste projeto, chamado “brincando para proteger”, usando de ferramentas lúdicas, como fantoches para proteger crianças contra abuso sexual, exploração infantil e tratando sobre depressão também”, afirmou.
A primeira ação do projeto será no dia 30 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jorge Texeira, Zona Leste de Manaus, e em setembro visitará escolas com as seguintes abordagens: Escola Estadual Marco Antônio Vilaça, no bairro Cidade Nova I, com a palestra sobre os temas bullying e depressão; Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa, no Centro, Zona Sul de Manaus; e novamente as escolas Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jorge Texeira, Zona Leste de Manaus e Marco Antônio Vilaça, no bairro Cidade Nova I com o tema voltado para pais e docentes “Quem ama previne”, seguindo um cronograma de visitas até novembro deste ano.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso