A presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), e sua equipe realizaram na manhã desta quarta-feira (25), uma grande ação da campanha Setembro Amarelo na Escola Estadual Senador Petrônio Portela, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Na atividade, que contou com total apoio da gestora Sandra Maria Tavares, foram distribuídas cartilhas informativas de prevenção ao suicídio, fitas alusivas à campanha e cartões de autoestima para aproximadamente 500 estudantes. A deputada Alessandra também fez uma palestra de conscientização sobre a importância de debater o tema nas escolas públicas.
Inspirada nas orientações do Centro de Valorização da Vida (CVV), a cartilha traz informações sobre como cada um de nós pode ajudar uma pessoa que está sob risco de suicídio. Na cartilha também constam os locais onde é possível encontrar atendimento psicológico gratuito na capital amazonense.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, este ano em Manaus já foram registrados 66 casos de suicídios. Em 2018, foram 92; em 2017, 88; e em 2016, houve a maior ocorrência dos últimos anos, num total de 178 casos, somente na capital. Segundo essas estatísticas, há um aumento de incidência entre os jovens até 29 anos.
“É importante levar o debate para prevenção ao suicídio para as escolas porque é na idade escolar que está a maior incidência. Muitos dos alunos que estiveram aqui hoje recebendo a cartilha e ouvindo palestra serão multiplicadores da nossa mensagem de esperança e também saberão onde procurar ajuda”, disse a deputada Alessandra.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian