Equipe de Ribeirão Preto (SP) está a dois pontos do Sport, que derrotou o Vila Nova-GO e ocupa a quarta colocação
A 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foi bastante movimentada na noite desta terça-feira (20). Dez times entraram em campo, com destaque para o Botafogo-SP, que recebeu e venceu o Londrina, em Ribeirão Preto (SP), subindo para a quinta colocação do torneio e encostando no pelotão da frente. No outro extremo da tabela, o Guarani-SP perdeu mais uma, desta vez para o Operário-PR, e segue amargando a lanterna da Segundona.
+ Confira a tabela completa da Série B do Campeonato Brasileiro
Botafogo-SP 2 x 1 Londrina
O começo do jogo no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), foi com pouca criatividade de ambas as partes, sem grandes chances de gol. Mas, aproveitando o mando de campo, o Botafogo-SP saiu na frente com Nadson, aos 11 minutos. O camisa 8 entrou na área, deu um bonito drible de corpo e tocou no cantinho do goleiro Matheus Albino, que não chegou a tempo. O Londrina, no entanto, reagiu e deixou tudo igual aos 28. Danilo recebe já dentro da área e acha Alisson Safira sozinho, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. No segundo tempo, o Pantera voltou melhor e foi para cima em busca da vitória. E ela veio aos 23 minutos, com um golaço. Murilo Henrique cruzou na medida para Henan. O atacante emendou uma bela bicicleta e estufou o barbante: 2 a 1 para os donos da casa. Com o resultado, o Botafogo-SP chegou aos 27 pontos e subiu para a quinta colocação. Já o Londrina, com 25 pontos, está na oitava posição.
Operário-PR 1 x 0 Guarani
Apesar de começar a rodada como lanterna da Série B, o Guarani iniciou a partida jogando de igual para igual com o Operário-PR. Mas, com chances para os dois lados, foi o Fantasma quem aproveitou, aos 19 minutos. Cleyton recebe ótima bola de Felipe Augusto e bate para o fundo do gol defendido por Klever. Um golaço para abrir o marcador no estádio Germano Kruger. No segundo tempo, logo aos 13 minutos, o Operário passou a jogar com um a menos. O zagueiro Lázaro derrubou Vitor Feijão, que sairia na cara do gol, e recebeu o cartão vermelho. Apesar da desvantagem numérica, o time de Ponta Grossa (PR) conseguiu segurar o placar mínimo e garantiu a vitória. O Operário foi aos 24 pontos e ocupa a nona posição na Série B, enquanto o Guarani é o lanterna, com 13 pontos.
Brasil-RS 2 x 1 São Bento-SP
Em um confronto direto pela parte de baixo da tabela da Série B, o primeiro tempo em Pelotas (RS) foi de pouca movimentação e criação das equipes. A chance mais clara aconteceu para os donos da casa, que não perdoaram e abriram o placar. Após bate-rebate na área, Murilo Rangel tentou completar para o gol, mas foi impedido pelo zagueiro Joílson, que cortou a bola com a mão. Pênalti e cartão vermelho para o defensor do São Bento. Na cobrança, Rafael Grampola deslocou o goleiro e estufou as redes, colocando o Xavante na frente. No começo do segundo tempo, o São Bento reagiu e logo deixou tudo igual. Aos 9, Rodolfo recebeu passe de Zé Roberto e bateu de primeira, vencendo o goleiro Carlos Eduardo. Quando o jogo já se encaminhava para o empate, os gaúchos marcaram no apagar das luzes e garantiram os três pontos. Aos 51 minutos, Rodrigo Alves bate da entrada da área e faz o segundo do Brasil-RS. Com a vitória, o Brasil-RS chegou aos 21 pontos e se afastou da zona de rebaixamento, ocupando a 12ª posição. O São Bento-SP está na vice-lanterna com 16 pontos.
Paraná 0 x 0 Atlético-GO
Apesar de estar atuando longe de casa, foi o Atlético-GO quem comandou as ações no primeiro tempo de partida. Apesar disso, poucas chances reais de gol foram criadas na etapa inicial. A melhor oportunidade aconteceu aos 23 minutos, quando Jorginho mandou uma bomba e obrigou o goleiro Thiago Rodrigues a fazer grande defesa. Apesar do mando de campo, o Paraná só foi levar perigo aos 38 minutos, quando Éder Sciola pegou de primeira e mandou a bola na rede, mas pelo lado de fora. Na etapa final, o Tricolor cresceu no jogo e passou a levar mais perigo ao gol de Kozlinski. A melhor oportunidade aconteceu aos 38 minutos, quando Rafael Furtado recebeu um ótimo cruzamento dentro da área, cabeceou, mas errou o alvo, jogando a bola para fora. A partida, então, terminou sem que nenhum dos times conseguisse balançar as redes. O Paraná foi aos 24 pontos e está na décima colocação, enquanto o Dragão está em terceiro, com 29 pontos conquistados.
Vila Nova-GO 0 x 2 Sport
O jogo em Goiânia, no estádio Olímpico Pedro Ludovico, teve dois tempos bastante distindos. No primeiro, poucas chances de gol, com o primeiro chute no alvo tendo acontecido apenas aos 22 minutos, quando Joseph finalizou para o Vila Nova-GO. Na volta do intervalo, no entanto, um gol logo no primeiro minuto. Após boa roubada de bola de Juninho, Élton finaliza de fora da área e abre o marcador para o Leão da Ilha, sem chances para o goleiro Rafael Santos. Aos 18, foi a vez de Hyuri aproveitar falha da zaga e mandar uma bomba para o gol. O camisa 1 do Tigre novamente não pôde fazer nada: 2 a 0 para o Sport. Com o triunfo, o Sport chegou aos 29 pontos e assume, provisoriamente, a quarta colocação. O Vila Nova está em 14ª, com 18 pontos na tabela.