O projeto de modernização, transparência e eficácia de todo o processo administrativo e legislativo adotado pelo presidente da casa, Joelson Silva (PSDB), continua a todo vapor na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Esta semana, servidores da casa estão em Brasília para participar do 11º Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (Engitec), que é proporcionado gratuitamente pelo sistema Interlegis e que irá fortalecer ainda mais a inovação tecnológica implantada pelo poder legislativo municipal, por meio da parceria com o Senado Federal.
O encontro organizado pelo próprio Senado começou na segunda-feira (18) e prossegue até sexta-feira (22), com transmissão ao vivo pela Internet, por meio do e-Democracia do Interlegis. O objetivo é unir inovações tecnológicas às rotinas do ambiente legislativo, promover palestras e oficinas com temática voltada às novidades nos processos de trabalho das casas legislativas, utilizando ferramentas acessíveis e criativas.
“Estamos modernizando o parlamento municipal de forma evolutiva, para a segurança dos dados, transparência e para a eficiência dos trabalhos legislativos e administrativos”, destacou Joelson Silva.
Os servidores Joney Ricardo da Silva e Renilson Ferreira, do Departamento de Gestão Tecnológica da Informação (DGTI-CMM) representam a Câmara no evento, idealizado pelo primeiro diretor executivo do Interlegis/ILB (Instituto Legislativo Brasilero), Armando Roberto Cerchi Nascimento. Durante a abertura, ele abordou o conceito de inovação e os processos de trabalho desenvolvidos pelo Interlegis desde sua criação, em 1997.
Desafios
Somando-se ao tema, o chefe do Núcleo de Apoio à Inovação (NaInova) do Senado Federal, Henrique Porath, trará a palestra “Inovação no Legislativo – se podemos e devemos, como fazemos? ”. Nesse contexto, Henrique explica que a dinâmica com os participantes irá buscar identificar os desafios de se introduzir inovação no setor público para, então, avançar na busca por soluções modernas e tecnológicas.
Transformação
Entre os outros assuntos que serão abordados estão os relacionados à grade de treinamentos, como Impactos do Programa Interlegis em Casas Legislativa; Perspectivas para o Poder Legislativo na era da revolução digital; Autoconhecimento como ferramenta de transformação; E-democracia; e Portal Modelo.
Mais do Interlegis
O Interlegis – cujo projeto para implantação já trouxe algumas oficinas para Manaus e câmaras de alguns municípios do estado – é um programa de modernização e integração do poder legislativo nos níveis federal, estadual e municipal, e de promoção da maior transparência e interação desse poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as casas legislativas e os legisladores, e entre o poder legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.
Além de agilizar a tramitação de todos os processos legislativos e administrativos, o sistema virtual Interlegis será conectado ao novo painel eletrônico e irá substituir de forma gradativa, os documentos físicos da CMM, reduzindo despesas como o uso de papel, por exemplo, entre outros benefícios.
A plataforma permitirá também que a população acompanhe informações sobre tramitação dos projetos de leis, indicações, requerimentos, entre outros. Tudo isso será possível, por meio da instalação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), do e-Democracia e do registro do domínio “Leg.br”, todos com hospedagem no “data center” do Interlegis.
Texto: Valdete Araújo – Assessoria da Presidência/CMM
Foto: Divulgação/CMM