Visando conscientizar a população quanto à importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, a fachada da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ficará iluminada na cor verde durante o mês de abril. A ação faz parte do movimento Abril Verde, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11° região, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
O presidente do Tribunal, desembargador Lairto José Veloso, parabenizou a iniciativa da Câmara. “Campanhas como esta nos alertam para os problemas de segurança que precisam ser enfrentados. Infelizmente as estatísticas não são boas e precisamos mudar esse quadro”, disse.
Dados da Organização Internacional do Trabalho mostram que dois milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano, por doenças resultantes das atividades desempenhadas no trabalho, as chamadas doenças ocupacionais, e mais de 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais.
O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, mais de duas mil pessoas perderam a vida, o que resulta em uma morte a cada três horas. No amazonas, só em 2017, foram registrados quase nove mil acidentes de trabalho, ocasionando uma despesa de mais de 24 milhões de reais em afastamentos previdenciários. Os setores econômicos no Amazonas com maior incidência de comunicações de acidentes são os fabricantes de aparelhos de reprodução de áudio e vídeo, fabricantes de motocicletas, transporte rodoviário coletivo e construção civil.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM