Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: CMM delibera projeto que cria Semana de Conscientização sobre Violência contra a Mulher
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Manaus

CMM delibera projeto que cria Semana de Conscientização sobre Violência contra a Mulher

07/10/2019
cmm fachada
MANAUS, 31/07/20CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS - PRIMEIRO LUGAR NO RANKING DE TRANSPARENCIA DO MPC-AMFOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM
Compartilhar

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus aprovaram o parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) ao projeto de lei que cria a semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e Violência contra a Mulher. O projeto é de autoria do vereador professor Samuel e foi encaminhado para análise na Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher.

Pela proposta, a semana será realizada anualmente entre os dias primeiro e oito do mês de março e tem como objetivo criar uma rede de combate aos atos de negligência, discriminação ou qualquer outro tipo de violência contra a mulher. As informações serão repassados através de palestras, debates e seminários.

“Nós precisamos de projetos que resguarde a mulher, que a proteja. Existem muitas leis, mas ainda há muitos casos de agressões, e com esse projeto, podemos dar ênfase nisso, podemos combater a violência contra a mulher”, defende o vereador professor Samuel.

O feminicídio é o assassinato de mulheres, motivado por questões exclusivas de gênero, ou seja, quando a mulher é morta simplesmente por ser mulher.

Segundo as nações unidas, as motivações mais comuns de agressões envolvem sentimento de posse sobre a mulher, controle sobre o seu corpo, desejo e autonomia, além de desprezo e ódio.

A violência contra a mulher pode acontecer de várias formas. Entre as mais comuns está a violência física, que se configura como qualquer ato contra a integridade ou saúde corporal da vítima; a psicológica que se configura como qualquer ação que cause prejuízo psicológico como humilhação, chantagem, insulto e isolamento; sexual quando a mulher é forçada a presenciar ou participar de relação sexual; patrimonial quando o agressor destrói bens da vítima e moral quando a vítima é caluniada, difamada ou injustiçada.

De acordo com os dados do Mapa da Violência contra as Mulheres, elaborado pela Faculdade Latino-americano de Estudos Sociais, o Brasil possui a quinta maior taxa de feminicídio do mundo, sendo que o número de assassinatos chega a 4.8 para cada 100 mil mulheres.

 

Texto: Maria Fernanda Melo – Estagiária de Jornalismo – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Assassinato, Câmara Municipal de Manaus - CMM, Direitos da Mulher, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Finanças, Legislação, Manaus, Polícia, Professor Samuel, Região Norte do Brasil, Saúde, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Programas
Câmara Municipal de Manaus

‘Galeria do Rock’ e ‘Zona Gamer’: TV e Rádio Câmara estreiam novos programas nesta sexta-feira

22/02/2024
Emenda
Câmara Municipal de Manaus

Com emenda parlamentar de Caio André, projetos das zonas norte e leste recebem material esportivo

22/02/2024
Visita CMM 1024x575 1
Câmara Municipal de Manaus

CMM está com inscrições abertas para visitas técnicas

22/02/2024
Vereador Prof. Samuel scaled 1
Câmara Municipal de Manaus

Lei Municipal institui Semana de Conscientização sobre Nanismo e Dia de Combate ao Preconceito

22/02/2024
image 50458625 scaled 1
Câmara Municipal de Manaus

Vereadora Glória Carratte leva ação social para moradores do Campos Sales, na zona oeste

22/02/2024
WhatsApp Image 2024 02 20 at 10.29.41
Câmara Municipal de Manaus

PL do vereador Dr. Eduardo Assis busca impedir mudança em tarifa de água de forma irregular

22/02/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus