As Comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizarão na quarta-feira (14) audiência pública interativa sobre o fraturamento hidráulico (fracking), técnica de perfuração do solo para a extração de gás de xisto ou folhelho (rocha argilosa de origem sedimentar).
Foram convidados o diretor da Coalizão Não Fracking Brasil, Juliano Bueno de Araújo; a especialista em sustentabilidade Nicole Figueiredo de Oliveira; o geógrafo Luciano Henning; o procurador da República Luis Roberto Gomes; o consultor de políticas sustentáveis Rubens Harry Born; o empresário Beto Lunitti, a senadora do Uruguai Carol Aviaga; e o deputado estadual do Paraná Evandro Araújo.
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), autora do requerimento de audiência, pede uma discussão sobre o uso do fracking e seus impactos no solo, no clima, na saúde, nas economias locais e águas subterrâneas, especialmente com respeito ao uso de solventes químicos de potencial cancerígeno. “Entre os principais danos, estão as mudanças climáticas, consumo de água, contaminação de águas e terremotos”, explica Soraya.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)