Cláudio Marinho fala sobre transformação digital e dá dicas para a criação do Polo Digital de Manaus
A Indústria 4.0, a transformação para o digital e a inovação, são uma realidade que vem impactando cada vez mais a economia e as relações de mercado. Pensando nisso, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, confirmou durante a abertura da segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus, a construção de um polo de startups no Centro Histórico da cidade.
Dentre as atividades da feira, estava a palestra ‘Transformação Digital e Revitalização de Centros Históricos: o caso de Porto Digital, Recife’, ministrada pelo consultor do Porto Digital e ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Cláudio Marinho.
Para ele, a iniciativa da Prefeitura de Manaus em investir em um polo de startups é fundamental. “O futuro de Manaus está em jogo. A economia está sendo impactada pela transformação digital dos negócios. Os modelos de negócios mudam por conta das tecnologias digitais. Manaus felizmente tem a experiência do Polo Industrial (PIM) que criou uma força de trabalho qualificada em tecnologia. Está tudo aqui, basta colocar em prática”, disse ele.
Durante a palestra, o consultor explicou que Manaus deve se inspirar nos erros e acertos da criação do Porto de Recife, mas que não deve transplantar a realidade da capital de Pernambuco. Para ele, cada lugar precisa se apoiar na sua história. No caso de Manaus, a conexão da história do Cassina com a economia na época da borracha, onde não houve a percepção da elite para as tendências daquele momento, traz simbolicamente o sentimento de ocupar este mesmo lugar apontando para o futuro, capturando desta forma o imaginário dos jovens interessados nesta área.
Cláudio também mostrou apoio no que for necessário quanto à criação do Polo Digital em Manaus, desde que feita em parceria com as lideranças empresariais. Para ele, a parceria entre as duas esferas é positiva e fundamental.
“Quando o prefeito Arthur Virgílio Neto anuncia que o antigo hotel Cassina vai ser revitalizado e transformado em um centro de startups, por menor que seja, é uma iniciativa simbolicamente importante. Por meio dessa fala, ele afirma que o futuro dá sociedade está caminhando para um rumo diferente”, concluiu o consultor.
— — —
Texto – Wesley Paiva / Semtepi