Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ciama submete oito projetos para financiamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ciama submete oito projetos para financiamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

17/07/2019
Compartilhar

 

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) submeteu, na tarde desta quarta-feira (17/07), oito projetos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), via Plataforma +Brasil, antigo Siconv, para investimentos voltados ao beneficiamento da cadeia produtiva de pescado (pirarucu) em quatro municípios do interior, no valor de R$ 4.660.180,00.

Os projetos preveem a aquisição de máquinas e equipamentos, desenvolvimento da infraestrutura e da logística pesqueira em Fonte Boa, Jutaí, Tonantins e Santo Antônio do Içá. Esses são os municípios que, desde 2009, praticam Manejo na região do Alto Solimões, com exceção de Fonte Boa, que vem praticando há 21 anos.

A disponibilidade do recurso faz parte do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Setor Agropecuário de Pequeno e Médio Porte, executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a aprovação pelo Mapa, serão disponibilizados para os quatro municípios microtratores; motores estacionários diesel de 13 HP, com rabeta longa; carretas agrícolas tipo reboque (com capacidade para 1.000 kg); embarcações tipo bote de alumínio de 8 metros com motor de popa com potência de 115 HP, de partida elétrica; embarcações tipo bote em alumínio de 7 metros com motor de popa de 40 HP, de partida elétrica; e canoas de alumínio de 5,5 metros, tipo rabetinha.

De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a aprovação destes projetos vem ao encontro da política pública de desenvolvimento para o interior, determinada pelo governador Wilson Lima. “Esta é uma solicitação das comunidades que trabalham com o manejo naqueles municípios, para otimizar a qualidade e a humanização no processo de transporte do pescado de pirarucu (transportado por distância entre 500 metros a 3 quilômetros, por três ou quatro pescadores, ‘no ombro’, com pesos que variam de 50 a 220 quilos cada um)”, destacou.

“Vale ressaltar que esta pesca é efetuada nos lagos de manejo, com autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o que proporciona ordenamento econômico e um aumento de renda para os pescadores, ribeirinhos e indígenas daquelas localidades”, finalizou.

Sobre o Manejo – O trabalho começa por volta das 5h da manhã, quando os pescadores já estão em suas respectivas canoas para a contagem do pirarucu. Divididos em duplas, munidos de caneta e papel e contando somente com os sentidos da visão, audição, eles partem para áreas diferentes do lago. O trabalho é basicamente de observação, onde são registradas quantas vezes os peixes sobem à superfície para respirar. São contados apenas os adultos, que sobem geralmente uma vez a cada 20 minutos. Os filhotes sobem duas vezes no mesmo intervalo de tempo.

Os pescadores permanecem no lago durante praticamente toda a manhã. Essa contagem, além de identificar a quantidade, determina o número de peixes que poderão ser pescados. Com base no resultado da contagem, o Ibama libera a pesca, um número equivalente a 30% do total de adultos registrados pelos contadores.

Em todo o estado, a pesca do pirarucu é proibida o ano inteiro, sendo permitida apenas em Unidades de Conservação, Reservas de Uso Sustentável ou ainda onde existam acordos de pesca, com autorização do Ibama.

 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Abastecimento, agricultura, Amazonas, Estado do Amazonas, Fonte Boa, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Jutaí, Meio Ambiente, Pecuária, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

ae57fcc9 711e 401b 8ba8 d5a8ea958da0 1024x683 1
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima vistoria envio de luminárias em LED para Borba e Uarini

20/05/2025
FVS RCP Oficina Aids Avancada FOTO Leticia Araujo FVS RCP 2 1024x549 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP integra ação nacional para fortalecimento do cuidado à Aids avançada

20/05/2025
SES 3 conferencia Foto Evandro Seixasjpegj 1024x657 1
Governo do Amazonas

SES-AM abre 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

20/05/2025
FUHAN DIVULGACAO
Governo do Amazonas

UEA e Fuham abrem inscrições para mestrado em Ciências Aplicadas à Dermatologia

20/05/2025
SineAM2102 FotoJamilleSilva 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 241 vagas de emprego para esta quarta-feira

20/05/2025
Pa carregadeira Foto 2 20 05 2025 1024x478 1
Governo do Amazonas

Ipaam autua responsável por pá-carregadeira flagrada em descarte irregular de resíduos em Iranduba

20/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus