Equipamentos, mobiliários, recursos humanos e modelo de gerenciamento do novo hospital ficam prontos até o fim de fevereiro
Na manhã desta terça-feira (17/12), a Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) recebeu a equipe da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para alinhar as próximas estratégias do trabalho de consultoria que está sendo desenvolvido em prol do Hospital do Sangue do Amazonas. O novo hospital vai atender 100% dos casos de câncer infantojuvenil e deve ser entregue à população em maio de 2020.
De acordo com a diretora da Fundação Hemoam, a médica hematologista e hemoterapeuta pediatra Socorro Sampaio, a unidade já atende 50% dos casos de doenças do sangue, que se resumem principalmente em leucemia e nos linfomas. “A partir da inauguração da nova sede, estaremos aptos a atender com qualidade também os tumores do sistema nervoso central e outros mais raros e complexos”, comentou.
Socorro Sampaio acrescentou que a parceria com a Ciama está permitindo que a equipe trabalhe com segurança no alcance de objetivos. “Queremos entregar ao povo do Amazonas uma obra realmente completa e diferenciada em termos de qualidade, sem surpresas quanto ao quantitativo de pessoal, de equipamentos, mobiliários e com uma gestão moderna. E a Ciama está nos ajudando nisso”.
Fase final do projeto – Nos últimos três meses a Companhia trabalhou na seleção de uma consultoria especializada para a fase final do projeto. “Nós estivemos em Brasília e São Paulo pesquisando a área e também trouxemos a Manaus um especialista para finalmente oferecermos o que há de melhor em ambientação humanizada, equipamentos e mobiliários adequados ao tipo de tratamento que será feito, e um modelo de gerenciamento moderno e eficaz”, acentuou o presidente da Ciama, o engenheiro químico Aluizio Barbosa.
Ainda de acordo com Barbosa, os trabalhos de consultoria externa se iniciam em janeiro e serão concluídos no fim de fevereiro, o que vai dar à direção da Fundação Hemoam tempo hábil para corrigir possíveis falhas. Todas as fases propostas pela consultoria serão devidamente acompanhadas por um funcionário especializado da Ciama que atuará junto à equipe gestora do novo hospital.
A nova sede ocupará uma área de 15 mil metros quadrados, na avenida Pedro Teixeira, na zona centro-oeste de Manaus, e tem um orçamento total de obra em torno de R$ 50 milhões.