O vereador Chico Preto cobrou, durante discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (10/9), que a Comissão de Transporte realize a audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), aprovada no plenário no mês de março deste ano. Na avaliação do parlamentar, a morte de mais um ciclista na capital, ocorrida na noite da segunda-feira na Ponta Negra, torna a discussão urgente.
“O 24º ciclista perdeu sua vida em Manaus. Qual a relação do PlanMob com esse fatídico evento? Os cidadãos têm o direito de optar por andar com suas bicicletas. Cada vez mais as pessoas optam pela bicicleta como meio de transporte. É preciso, no entanto, que o Poder Público faça a infraestrutura, o que não tem acontecido”, destacou.
O vereador lembrou que em 2012, o prefeito Arthur Neto (PSDB) se comprometeu em implementar 80 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em quatro anos de gestão e hoje, mais de seis anos depois, quase nada saiu do papel.
Chico Preto destacou, também, que é preciso que a Prefeitura promova ações de conscientização dos motoristas. “É preciso que uma mudança de comportamento por meio de campanhas repetidas a fim de que os motoristas seja alertado para essa realidade. Foram 24 mortes em seis anos, e a cidade de Manaus não viu a providência necessária que é implantar ciclovias e ciclofaixas dentro da cidade, robustecendo a mobilidade urbana.
Foto: Robervaldo Rocha (Dircom/CMM)