Nascido em Santa Catarina, o chef Felipe Schaedler será homenageado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão do Amazonas. A propositura é da vice-presidente da Casa, deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), e a entrega do título está marcada para esta terça-feira, 10 de setembro, a partir das 12h30, no plenário Ruy Araújo.
“A entrega do título de Cidadão do Amazonas ao chefe Felipe Schaedler é o reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho que ele desenvolve nacional e internacionalmente divulgando, por meio da Gastronomia, as potencialidades do nosso Estado e da nossa região”, afirma a deputada Alessandra Campêlo.
Quem é o homenageado
Felipe Elias Schaedler nasceu em Maravilha, Santa Catarina, é filho de Nelsa Helena Schaedler e Ivar Luis Schaedler. Chegou a Manaus em 2004. Em 2008, foi graduado em Gastronomia pelo Centro Universitário de ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Fez também pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC do Rio Grande do Sul.
Ganhou destaque nacional ao se dedicar à culinária amazonense, pesquisando e divulgando suas técnicas e ingredientes nativos. Inaugurou em 2009, no conjunto Adrianópolis, o restaurante “Banzeiro”. Continuou empreendendo com a inauguração do “Caboquinho – comida tipicamente amazonense” no final de 2012, no Manauara Shopping. Também inaugurou o “Moquém do Banzeiro” em 2016, na Galeria Cristal.
Em 2018, recebeu a “Cruz do Mérito da Gastronomia”, além do prêmio “Top Qualidade Brasil”. O NOVO Cidadão do Amazonas também foi contemplado com a premiação anual “Os Melhores da Indústria Gastronômica”, reconhecimento aos mais influentes na 80ª Edição Especial do evento, em São Paulo.
Para o mundo ver
Em agosto deste ano, inaugurou uma filial do Banzeiro em São Paulo, uma espécie de embaixada do Amazonas na capital paulista. A ideia é apresentar a cultura gastronômica da Amazônia para paulistanos, brasileiros e estrangeiros residentes ou de passagem pela cidade, despertando assim a curiosidade para que visitem a nossa região. Atualmente, Schaedler se divide entre seus empreendimentos em Manaus e a filial em São Paulo.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Felipe Rau/Estadão