Em São Sebastião do Uatumã (distante de Manaus 187,5 quilômetros em linha reta) o Cetam forma mais uma turma de técnicos em eletrotécnica, prontos para atuar no mercado de trabalho. Nas defesas dos projetos finais de curso, os alunos apresentaram protótipos desenvolvidos a partir de todo o repertório teórico e prático aprendido em sala de aula.
Todos os projetos foram elaborados com materiais reciclados e reaproveitados, além de guardarem o cuidado com a questão ambiental, a utilização criativa e racional dos recursos. Caso do trabalho dos agora técnicos em eletrotécnica Acácio Cruz, Ezequiel da Silva e Luiz Anselmo, que consistiu numa parada de ônibus toda iluminada com energia fotovoltaica, utilizando a energia produzida a partir da conversão direta da luz em eletricidade.
Fez sucesso também o “Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (sistema on-grid)” dos discentes Adriano Alves, André Gomes e Marcos Antônio, cujo objetivo é reduzir a dependência e consumo da energia elétrica da distribuidora, substituindo-a por uma fonte de energia limpa, gratuita e inesgotável. E o “Sensor de Nível de Caixa de Água”, de autoria dos alunos Izio Melo, Rossiney Paulo e Josiel Melo, que evita o desperdício de recursos.
“Os novos técnicos são exemplo de esforço, criatividade, dedicação e resiliência. As ideias e qualidade dos trabalhamos dão conta do ótimo nível dos profissionais que se tornaram”, comenta o instrutor do curso, professor Felipe Cavalcante.