Em Humaitá, o Cetam formou mais 25 novos técnicos em eletrotécnica. Durante dois dias, os alunos apresentaram à comunidade os sete projetos desenvolvidos como parte dos requisitos para conclusão do curso.
Entre os temas explorados estavam assuntos como aterramento elétrico: características técnicas, medições, manutenções e adequações necessárias; projeto e instalação de sistema de alarme com sensores passivos e magnéticos em residência; máquina portátil para amassar latas, utilizando peças recicladas e comandos elétricos para acionamento; novas tecnologias na eletrotécnica, com ênfase na transmissão de energia sem fio; painel demonstrativo de quadro elétrico para automação residencial, utilizando o Sonoff (produto disponível no mercado) acionando cargas e iluminação por meio de aplicativo de celular; bancada para teste de motores rebobinados; sistema de elevação de cargas, que poderia carregar até 40 kg, com acionamento elétrico por controle remoto e com sensores de fim de curso.
“Quando se ministra a última matéria é perceptível o trabalho de cada professor que passou pela turma, desde a disciplina mais básica até a mais complexa. Quero parabenizar os instrutores que ministraram as disciplinas para a turma de Humaitá. Vocês fizeram um excelente trabalho, ajudaram a formar bons técnicos”, comentou a instrutora Lívia Maciel.