Na região do Alto Solimões, a unidade do Cetam em Benjamin Constant realizou a 1ª Mostra de Sistemas de Automação Industrial, no hall de entrada da Escola Municipal Professora Graziela Correa de Oliveira. O evento foi organizado por alunos do curso Técnico em Eletrotécnica sob a orientação do instrutor Olavo Starling.
Os projetos apresentados durante o evento foram desenvolvidos como requisito do exame final e todos deveriam aplicar os conhecimentos teóricos e práticos aprendidos ao longo do curso. A partir disso, os discentes criaram três sistemas cuja aplicação pode ocorrer em várias situações de nosso cotidiano: o primeiro é um Sistema de Controle de Nível Líquidos, no qual um Controlador Lógico Programável (CLP) da Proxsys controlava duas válvulas solenoide, uma de admissão e outra de drenagem, em um tanque de água, dessa forma mantendo o nível de água sempre dentro dos limites pré-estabelecidos no projeto.
O segundo trabalho foi um Sistema de Controle Semafórico que, utilizando um módulo arduíno, permite o controle de quatro semáforos em um cruzamento de duas vias a partir de uma programação adaptativa dos tempos de duração de cada sinal. O que torna possível a utilização desse sistema em cruzamentos complexos, onde o tráfego de veículos exige alterações ao longo do dia.
O terceiro projeto é um Sistema de Controle de Elevador. Também utilizando um módulo arduíno foi possível controlar uma cabine de elevador, fazendo com que o sistema identificasse automaticamente os pontos de parada da cabine em cada andar, interrompendo o movimento e esperando o comando para se movimentar novamente.
“Houve uma grande participação tanto do público externo quanto dos alunos de outros cursos da instituição, que paravam em cada projeto para perguntar sobre o funcionamento de cada um. Os alunos demonstraram um grande conhecimento dos projetos que haviam montado, explicando eles mesmos o funcionamento e as possíveis aplicações na vida real da comunidade”, comentou o instrutor Olavo Starling.
O gerente do Cetam no município, professor Marcelo Farias, destacou a importância de eventos como este. “Essa atividade demonstra a importância dos cursos do Cetam na formação de mão de obra local. Daqui sairão vários profissionais que atuarão na manutenção, implantação e reparo de sistemas dos mais diversos tipos na localidade, dispensando a vinda de profissionais da capital, que em geral consome tempo e envolve altos custos.”