No Alto Solimões, uma turma de futuros técnicos em eletrotécnica do Cetam/Benjamin Constant realizou visita técnica à nova usina termelétrica que atenderá o município. Sob a orientação do instrutor do Cetam Olavo Starling, o grupo foi recebido pelo engenheiro Eduardo Castellanos, responsável pelas obras de infraestrutura da referida usina.
Os alunos conheceram o projeto da termelétrica e os 10 geradores, de 1MW cada um, que funcionarão em sincronia, permitindo a entrada e saída de geradores sem a necessidade de desligamento. “Ela será altamente automatizada. Cada gerador possui um controlador lógico programável (CLP) dedicado, que controla todos os parâmetros de funcionamento”, explicou o instrutor Olavo Starling.
O gerente acadêmico do Cetam, professor Marcelo Farias, falou sobre a importância da atividade e do aprendizado para os alunos: “Enquanto futuros técnicos, essa visita é importantíssima para eles conhecerem as novas tecnologias aplicadas nessa importante obra. Os alunos puderam ver aqui assuntos que só conheciam na teoria, como o sistema de revezamento automático de unidades, de forma que todas mantenham o mesmo uso médio; sistemas de controle remoto que permitem monitoramento de todo o sistema e comando a distância, como o que encontramos aqui, que será controlado por equipes em Manaus, podendo, ainda, ser comandado de lá”.